Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/32612
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, J. S. | - |
dc.contributor.author | Mata, J. T. da. | - |
dc.contributor.author | Martins, M. O. | - |
dc.contributor.author | Lopes, M. Â. | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T12:32:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T12:32:24Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Neves, J. S., Mata, J. T. da., Martins, M. O., & Lopes, M. Â. (2024). Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal. Sociologia On Line, (35), 85-103. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2024.35.4 | - |
dc.identifier.issn | 1647-3337 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/32612 | - |
dc.description.abstract | O artigo que agora se apresenta tem como intenção caracterizar os contextos institucionais da mediação leitora, assim como analisar e discutir as práticas de promoção da leitura no sistema de ensino não superior. Adota a Sociologia da leitura como contributo teórico referencial, nomeadamente o conceito de prática de leitura, entendida e perspetivada como prática cultural, de lazer, não diretamente relacionada com obrigações e deveres escolares. A base empírica é qualitativa, documental e de entrevistas semidiretivas a 11 mediadores em contextos profissionais das áreas da educação, incluindo bibliotecas escolares, e da cultura, em especial bibliotecas públicas. São inventariados e analisados os quadros, contextos e atividades de exercício da mediação leitora, refletindo sobre os recursos e referenciais disponíveis para o exercício dessa função, designadamente, a formação específica que existe, diretrizes políticas no que à promoção de leitura diz respeito e a influência de instrumentos políticos de longa duração. A mediação leitora ocorre em diversos contextos institucionais desempenhando professores, bibliotecários e mediadores independentes um papel crucial. Os resultados do estudo mostram a necessidade de clarificação das orientações sobre a formação, funções e competências dos mediadores, bem como a inclusão das suas perceções e experiências na construção das políticas públicas. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Sociologia da leitura | por |
dc.subject | Mediação leitora | por |
dc.subject | Promoção da leitura | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.title | Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal | por |
dc.title.alternative | Contexts and practices of reading mediation in Portugal | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 85 - 103 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.number | 35 | - |
dc.date.updated | 2024-11-11T12:29:32Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.30553/sociologiaonline.2024.35.4 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-106410 | - |
iscte.journal | Sociologia On Line | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica OPAC-CIES - RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_106410.pdf | 134,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.