Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31945
Autoria: Sousa, C.
Oliveira, J. M. de.
Data: 2024
Título próprio: Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense
Título da revista: Revista Feminismos
Volume: 12
Número: 1
Referência bibliográfica: Sousa, C., & Oliveira, J. M. de. (2024). Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense. Revista Feminismos, 12(1), Article e12124031. http://doi.org/10.9771/rf.v12i1.54229
ISSN: 2317-2932
DOI (Digital Object Identifier): 10.9771/rf.v12i1.54229
Palavras-chave: Josephine Amann-Weinlich
Neues Wiener Damen-Orchester
Orquestra feminina
Resumo: A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_104484.pdf802,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.