Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/31945
Author(s): | Sousa, C. Oliveira, J. M. de. |
Date: | 2024 |
Title: | Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense |
Journal title: | Revista Feminismos |
Volume: | 12 |
Number: | 1 |
Reference: | Sousa, C., & Oliveira, J. M. de. (2024). Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense. Revista Feminismos, 12(1), Article e12124031. http://doi.org/10.9771/rf.v12i1.54229 |
ISSN: | 2317-2932 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.9771/rf.v12i1.54229 |
Keywords: | Josephine Amann-Weinlich Neues Wiener Damen-Orchester Orquestra feminina |
Abstract: | A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
article_104484.pdf | 802,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.