Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31945
Autoria: | Sousa, C. Oliveira, J. M. de. |
Data: | 2024 |
Título próprio: | Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense |
Título da revista: | Revista Feminismos |
Volume: | 12 |
Número: | 1 |
Referência bibliográfica: | Sousa, C., & Oliveira, J. M. de. (2024). Invisibilidade feminina na música erudita: Josephine Amann-Weinlich e a Nova Orquestra de Senhoras Vienense. Revista Feminismos, 12(1), Article e12124031. http://doi.org/10.9771/rf.v12i1.54229 |
ISSN: | 2317-2932 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.9771/rf.v12i1.54229 |
Palavras-chave: | Josephine Amann-Weinlich Neues Wiener Damen-Orchester Orquestra feminina |
Resumo: | A participação feminina na música erudita tornou-se especialmente significativa no século XIX, em consequência de várias mudanças socioculturais que o caracterizaram. Apesar de frequentemente esquecida, Josephine Amann-Weinlich foi uma das maestras que mais se destacou nesta época, tendo sido pioneira na criação de uma orquestra exclusivamente feminina, intitulada Neues Wiener Damen-Orchester. O presente artigo explora o percurso profissional de Amann-Weinlich e das suas instrumentistas, reunindo informação sobre os seus sucessos, os problemas de género que enfrentaram e a influência que tiveram sobre outras mulheres, e termina com uma análise interseccional das nuances socioculturas subjacentes aos seus contextos. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_104484.pdf | 802,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.