Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31847
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, L. | - |
dc.contributor.author | Silva, C. S. | - |
dc.contributor.author | Ramos, C. | - |
dc.contributor.author | Camilo, C. | - |
dc.contributor.editor | Eunice Magalhães | - |
dc.contributor.editor | Lígia Monteiro | - |
dc.contributor.editor | Maria Manuela Calheiros | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T10:01:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11T10:01:53Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Monteiro, L., Silva, C. S., Ramos, C., & Camilo, C. (2023). O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar. In E. Magalhães, L. Monteiro, & M. M. Calheiros (Eds.). Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção (vol.6, pp. 17-40). Silabo. http://hdl.handle.net/10071/31847 | - |
dc.identifier.isbn | 9789895613038 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31847 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo visou contribuir para um olhar sobre a parentalidade, além da típica análise centrada na mãe, incluindo na sua amostra o pai. Estudaram-se as relações entre a perceção de eficácia e satisfação parental, e os estilos de parentalidade, testando o papel moderador da satisfação com o suporte social. Participaram 371 mães e 279 pais (famílias nucleares), com crianças em idade pré-escolar. Para as mães, os resultados indicam o papel moderador significativo do suporte social (satisfação com os amigos e intimidade) na associação entre a satisfação parental e o estilo autoritativo. Para os pais, o papel moderador do suporte social (satisfação com os amigos) é significativo na associação entre eficácia parental e estilo autoritativo. Tanto para a mãe, como para o pai, verificou-se, ainda, que a maior perceção de eficácia parental está associada a níveis mais elevados de um estilo autoritativo, enquanto uma maior satisfação parental se encontra associada a níveis mais baixos de um estilo autoritário. Os resultados obtidos contribuem para informar o trabalho com mães e pais, baseado na evidência, considerando diferentes níveis de recursos com impacto numa parentalidade ajustada. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Sílabo | - |
dc.relation.ispartof | Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Mães e pais | por |
dc.subject | Estilos parentais | por |
dc.subject | Eficácia e satisfação parental | por |
dc.subject | Suporte social | por |
dc.title | O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.pagination | 17 - 40 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.volume | 6 | - |
dc.date.updated | 2024-06-11T10:59:06Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-91381 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_91381.pdf | 606,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.