Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31847
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, L.-
dc.contributor.authorSilva, C. S.-
dc.contributor.authorRamos, C.-
dc.contributor.authorCamilo, C.-
dc.contributor.editorEunice Magalhães-
dc.contributor.editorLígia Monteiro-
dc.contributor.editorMaria Manuela Calheiros-
dc.date.accessioned2024-06-11T10:01:53Z-
dc.date.available2024-06-11T10:01:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMonteiro, L., Silva, C. S., Ramos, C., & Camilo, C. (2023). O papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolar. In E. Magalhães, L. Monteiro, & M. M. Calheiros (Eds.). Crianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção (vol.6, pp. 17-40). Silabo. http://hdl.handle.net/10071/31847-
dc.identifier.isbn9789895613038-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31847-
dc.description.abstractO presente estudo visou contribuir para um olhar sobre a parentalidade, além da típica análise centrada na mãe, incluindo na sua amostra o pai. Estudaram-se as relações entre a perceção de eficácia e satisfação parental, e os estilos de parentalidade, testando o papel moderador da satisfação com o suporte social. Participaram 371 mães e 279 pais (famílias nucleares), com crianças em idade pré-escolar. Para as mães, os resultados indicam o papel moderador significativo do suporte social (satisfação com os amigos e intimidade) na associação entre a satisfação parental e o estilo autoritativo. Para os pais, o papel moderador do suporte social (satisfação com os amigos) é significativo na associação entre eficácia parental e estilo autoritativo. Tanto para a mãe, como para o pai, verificou-se, ainda, que a maior perceção de eficácia parental está associada a níveis mais elevados de um estilo autoritativo, enquanto uma maior satisfação parental se encontra associada a níveis mais baixos de um estilo autoritário. Os resultados obtidos contribuem para informar o trabalho com mães e pais, baseado na evidência, considerando diferentes níveis de recursos com impacto numa parentalidade ajustada.por
dc.language.isopor-
dc.publisherSílabo-
dc.relation.ispartofCrianças em risco e perigo: Contextos, investigação e intervenção-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMães e paispor
dc.subjectEstilos parentaispor
dc.subjectEficácia e satisfação parentalpor
dc.subjectSuporte socialpor
dc.titleO papel do suporte social nas relações entre competência parental e estilos parentais de mães e pais com crianças em idade pré-escolarpor
dc.typebookPart-
dc.pagination17 - 40-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume6-
dc.date.updated2024-06-11T10:59:06Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-91381-
Aparece nas coleções:CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_91381.pdf606,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.