Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31782
Autoria: | Bobrowicz-Campos, E. |
Editor: | Prada, M. |
Data: | 2024 |
Título próprio: | Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficaz |
Volume: | 1 |
Título e volume do livro: | Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as |
Paginação: | 28 - 38 |
Referência bibliográfica: | Bobrowicz-Campos, E. (2024). Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficaz. In M. Prada (Coord.). Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as (vol.1, pp. 28-38). LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. |
ISSN: | 2976-0615 |
Palavras-chave: | Revisão de literatura Estratégia de pesquisa Sensibilidade Especificidade Processo iterativo |
Resumo: | Hoje, em dia, muita informação que é do nosso interesse encontra-se à distância de um clique e um dos conselhos frequentemente partilhados em situações da necessidade de obter uma informação nova é “google it!”. A dúvida que se coloca é se, efetivamente, a navegação na Internet é tão fácil e se os seus resultados podem, sempre, ser considerados válidos e fidedignos. A resposta é óbvia: não. A informação disponibilizada no espaço virtual oferece as mais diversas representações de realidade que veiculam determinados valores e ideologias. Estas representações são produzidas de forma intencional e para uma audiência específica, sendo organizadas em narrativas que permitem de uma forma eficaz transmitir os significados pretendidos (Buckingham, 2007). O acesso e o uso da informação disponibilizada no espaço virtual exigem competências técnicas e operacionais que dão garantias de segurança, fomentando os comportamentos guiados pelos princípios de ética e responsabilidade (Matos, 2024). Exigem também competências de leitura crítica e expressão crítica, que são imprescindíveis para analisar, compreender e avaliar os conteúdos acedidos e para criar os conteúdos novos, quer de comunicação, quer de interação, atendendo à especificidade do contexto que integram ou ao qual se destinam (Matos, 2024). Na ciência, as competências de leitura crítica e expressão crítica assumem particular importância. Apesar da Internet facilitar o acesso ao conhecimento, constituindo uma espécie de repositório geral, para quem não sabe construir e implementar uma boa estratégia de pesquisa, a Internet transforma-se num labirinto cheio de armadilhas e becos sem saída. Em resultado, a informação acedida é parcial, indicando a existência de relações de dependência ou causais de uma forma enviesada e/ou distorcida, e levando à tomada de decisões que possam gerar prejuízos e pôr em causa a credibilidade da ciência (Atkinson & Cipriani, 2018). Este tutorial ambiciona constituir um mapa que mostra os caminhos a percorrer nesta viagem de procura de informação e que a torna mais ágil e eficaz. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_104173.pdf | 311,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.