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dc.contributor.authorBobrowicz-Campos, E.-
dc.contributor.editorPrada, M.-
dc.date.accessioned2024-05-29T08:48:55Z-
dc.date.available2024-05-29T08:48:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBobrowicz-Campos, E. (2024). Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficaz. In M. Prada (Coord.). Caderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as (vol.1, pp. 28-38). LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.-
dc.identifier.issn2976-0615-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31782-
dc.description.abstractHoje, em dia, muita informação que é do nosso interesse encontra-se à distância de um clique e um dos conselhos frequentemente partilhados em situações da necessidade de obter uma informação nova é “google it!”. A dúvida que se coloca é se, efetivamente, a navegação na Internet é tão fácil e se os seus resultados podem, sempre, ser considerados válidos e fidedignos. A resposta é óbvia: não. A informação disponibilizada no espaço virtual oferece as mais diversas representações de realidade que veiculam determinados valores e ideologias. Estas representações são produzidas de forma intencional e para uma audiência específica, sendo organizadas em narrativas que permitem de uma forma eficaz transmitir os significados pretendidos (Buckingham, 2007). O acesso e o uso da informação disponibilizada no espaço virtual exigem competências técnicas e operacionais que dão garantias de segurança, fomentando os comportamentos guiados pelos princípios de ética e responsabilidade (Matos, 2024). Exigem também competências de leitura crítica e expressão crítica, que são imprescindíveis para analisar, compreender e avaliar os conteúdos acedidos e para criar os conteúdos novos, quer de comunicação, quer de interação, atendendo à especificidade do contexto que integram ou ao qual se destinam (Matos, 2024). Na ciência, as competências de leitura crítica e expressão crítica assumem particular importância. Apesar da Internet facilitar o acesso ao conhecimento, constituindo uma espécie de repositório geral, para quem não sabe construir e implementar uma boa estratégia de pesquisa, a Internet transforma-se num labirinto cheio de armadilhas e becos sem saída. Em resultado, a informação acedida é parcial, indicando a existência de relações de dependência ou causais de uma forma enviesada e/ou distorcida, e levando à tomada de decisões que possam gerar prejuízos e pôr em causa a credibilidade da ciência (Atkinson & Cipriani, 2018). Este tutorial ambiciona constituir um mapa que mostra os caminhos a percorrer nesta viagem de procura de informação e que a torna mais ágil e eficaz.por
dc.language.isopor-
dc.publisherLAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relation.ispartofCaderno de laboratório: Guia prático para investigadores/as-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRevisão de literaturapor
dc.subjectEstratégia de pesquisapor
dc.subjectSensibilidadepor
dc.subjectEspecificidadepor
dc.subjectProcesso iterativopor
dc.titleComo encontrar uma agulha num palheiro: Segredos para uma estratégia de pesquisa eficazpor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination28 - 38-
dc.peerreviewedyes-
dc.volume1-
dc.date.updated2024-05-29T11:18:37Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104173-
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