Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31728
Author(s): Monteiro, J.
Editor: Alexandre, J.
Almeida, A.
Espírito-Santo, A.
Martins, A.
Aguiar, C.
Simões, N.
Date: 2023
Title: Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior
Book title/volume: Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte
Pages: 8 - 22
Reference: Monteiro, J. (2023). Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, C.,& N. Simões (Eds.). Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte (pp. 8-22). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31728
ISBN: 978-989-781-852-3
Keywords: Ensino superior -- Higher education
Pedagogia -- Pedagogy
Metodologias de aprendizagem ativas
Competências pedagógicas
Competências académicas
Aprendizagem digital
Abstract: A implementação de Bolonha perspetivou uma mudança de paradigma no ensino superior, transitando de uma abordagem centrada no professor para uma abordagem centrada no estudante e consequentemente na transformação gradual e das práticas pedagógicas, associada à transformação digital das instituições de ensino superior. Este capítulo tem como propósito identificar um conjunto de mudanças que o ensino superior vem experimentando há vários anos, e que tem vindo a estabelecer a necessidade de transformar/ inovar os ambientes de ensino e aprendizagem, com foco nas suas dimensões pedagógica (P), tecnológica (T) e de espaços físicos e digitais (E). Abordam-se os princípios pedagógicos da aprendizagem ativa, associados à pedagogia digital, elencando as principais metodologias ativas de aprendizagem, do ponto de vista do professor, sugerindo práticas pedagógicas de implementação e, como estruturar e planear algumas destas estratégias com a ajuda de tecnologias digitais e ainda, a necessidade de desenvolver novos papéis e competências para os professores (aprender a ensinar) e para os estudantes (aprender a aprender). Neste âmbito serão também apresentadas algumas das implicações da inovação pedagógica nos processos, metodologias e instrumentos de avaliação. Em face da análise realizada, determina-se a relação entre as dimensões referidas, e de que forma as instituições de ensino superior devem preparar-se para materializar um paradigma de ensino e aprendizagem, alicerçado no desenvolvimento de novas competências pedagógicas (para professores e estudantes); suportadas pelos ambientes digitais, em modelos personalizados de aprendizagem, respondendo aos impactos e desafios da educação 4.0 e 5.0 no ensino superior.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DS-CLN - Capítulos de livros nacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
bookPart_104070.pdf380,03 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.