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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, J.-
dc.contributor.editorAlexandre, J.-
dc.contributor.editorAlmeida, A.-
dc.contributor.editorEspírito-Santo, A.-
dc.contributor.editorMartins, A.-
dc.contributor.editorAguiar, C.-
dc.contributor.editorSimões, N.-
dc.date.accessioned2024-05-20T08:40:55Z-
dc.date.available2024-05-20T08:40:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMonteiro, J. (2023). Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, C.,& N. Simões (Eds.). Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte (pp. 8-22). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31728-
dc.identifier.isbn978-989-781-852-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31728-
dc.description.abstractA implementação de Bolonha perspetivou uma mudança de paradigma no ensino superior, transitando de uma abordagem centrada no professor para uma abordagem centrada no estudante e consequentemente na transformação gradual e das práticas pedagógicas, associada à transformação digital das instituições de ensino superior. Este capítulo tem como propósito identificar um conjunto de mudanças que o ensino superior vem experimentando há vários anos, e que tem vindo a estabelecer a necessidade de transformar/ inovar os ambientes de ensino e aprendizagem, com foco nas suas dimensões pedagógica (P), tecnológica (T) e de espaços físicos e digitais (E). Abordam-se os princípios pedagógicos da aprendizagem ativa, associados à pedagogia digital, elencando as principais metodologias ativas de aprendizagem, do ponto de vista do professor, sugerindo práticas pedagógicas de implementação e, como estruturar e planear algumas destas estratégias com a ajuda de tecnologias digitais e ainda, a necessidade de desenvolver novos papéis e competências para os professores (aprender a ensinar) e para os estudantes (aprender a aprender). Neste âmbito serão também apresentadas algumas das implicações da inovação pedagógica nos processos, metodologias e instrumentos de avaliação. Em face da análise realizada, determina-se a relação entre as dimensões referidas, e de que forma as instituições de ensino superior devem preparar-se para materializar um paradigma de ensino e aprendizagem, alicerçado no desenvolvimento de novas competências pedagógicas (para professores e estudantes); suportadas pelos ambientes digitais, em modelos personalizados de aprendizagem, respondendo aos impactos e desafios da educação 4.0 e 5.0 no ensino superior.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIscte - Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relation.ispartofPráticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino superior -- Higher educationpor
dc.subjectPedagogia -- Pedagogypor
dc.subjectMetodologias de aprendizagem ativaspor
dc.subjectCompetências pedagógicaspor
dc.subjectCompetências académicaspor
dc.subjectAprendizagem digitalpor
dc.titleAprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superiorpor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination8 - 22-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-05-20T09:31:05Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104070-
Aparece nas coleções:DS-CLN - Capítulos de livros nacionais

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