Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31728
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, J. | - |
dc.contributor.editor | Alexandre, J. | - |
dc.contributor.editor | Almeida, A. | - |
dc.contributor.editor | Espírito-Santo, A. | - |
dc.contributor.editor | Martins, A. | - |
dc.contributor.editor | Aguiar, C. | - |
dc.contributor.editor | Simões, N. | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T08:40:55Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T08:40:55Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Monteiro, J. (2023). Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, C.,& N. Simões (Eds.). Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte (pp. 8-22). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31728 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-781-852-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31728 | - |
dc.description.abstract | A implementação de Bolonha perspetivou uma mudança de paradigma no ensino superior, transitando de uma abordagem centrada no professor para uma abordagem centrada no estudante e consequentemente na transformação gradual e das práticas pedagógicas, associada à transformação digital das instituições de ensino superior. Este capítulo tem como propósito identificar um conjunto de mudanças que o ensino superior vem experimentando há vários anos, e que tem vindo a estabelecer a necessidade de transformar/ inovar os ambientes de ensino e aprendizagem, com foco nas suas dimensões pedagógica (P), tecnológica (T) e de espaços físicos e digitais (E). Abordam-se os princípios pedagógicos da aprendizagem ativa, associados à pedagogia digital, elencando as principais metodologias ativas de aprendizagem, do ponto de vista do professor, sugerindo práticas pedagógicas de implementação e, como estruturar e planear algumas destas estratégias com a ajuda de tecnologias digitais e ainda, a necessidade de desenvolver novos papéis e competências para os professores (aprender a ensinar) e para os estudantes (aprender a aprender). Neste âmbito serão também apresentadas algumas das implicações da inovação pedagógica nos processos, metodologias e instrumentos de avaliação. Em face da análise realizada, determina-se a relação entre as dimensões referidas, e de que forma as instituições de ensino superior devem preparar-se para materializar um paradigma de ensino e aprendizagem, alicerçado no desenvolvimento de novas competências pedagógicas (para professores e estudantes); suportadas pelos ambientes digitais, em modelos personalizados de aprendizagem, respondendo aos impactos e desafios da educação 4.0 e 5.0 no ensino superior. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ensino superior -- Higher education | por |
dc.subject | Pedagogia -- Pedagogy | por |
dc.subject | Metodologias de aprendizagem ativas | por |
dc.subject | Competências pedagógicas | por |
dc.subject | Competências académicas | por |
dc.subject | Aprendizagem digital | por |
dc.title | Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 8 - 22 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-05-20T09:31:05Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-104070 | - |
Aparece nas coleções: | DS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_104070.pdf | 380,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.