Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31728
Autoria: Monteiro, J.
Editor: Alexandre, J.
Almeida, A.
Espírito-Santo, A.
Martins, A.
Aguiar, C.
Simões, N.
Data: 2023
Título próprio: Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior
Título e volume do livro: Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte
Paginação: 8 - 22
Referência bibliográfica: Monteiro, J. (2023). Aprender a ensinar, aprender a aprender: Estratégias ativas de aprendizagem no ensino superior. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, C.,& N. Simões (Eds.). Práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica do Iscte (pp. 8-22). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31728
ISBN: 978-989-781-852-3
Palavras-chave: Ensino superior -- Higher education
Pedagogia -- Pedagogy
Metodologias de aprendizagem ativas
Competências pedagógicas
Competências académicas
Aprendizagem digital
Resumo: A implementação de Bolonha perspetivou uma mudança de paradigma no ensino superior, transitando de uma abordagem centrada no professor para uma abordagem centrada no estudante e consequentemente na transformação gradual e das práticas pedagógicas, associada à transformação digital das instituições de ensino superior. Este capítulo tem como propósito identificar um conjunto de mudanças que o ensino superior vem experimentando há vários anos, e que tem vindo a estabelecer a necessidade de transformar/ inovar os ambientes de ensino e aprendizagem, com foco nas suas dimensões pedagógica (P), tecnológica (T) e de espaços físicos e digitais (E). Abordam-se os princípios pedagógicos da aprendizagem ativa, associados à pedagogia digital, elencando as principais metodologias ativas de aprendizagem, do ponto de vista do professor, sugerindo práticas pedagógicas de implementação e, como estruturar e planear algumas destas estratégias com a ajuda de tecnologias digitais e ainda, a necessidade de desenvolver novos papéis e competências para os professores (aprender a ensinar) e para os estudantes (aprender a aprender). Neste âmbito serão também apresentadas algumas das implicações da inovação pedagógica nos processos, metodologias e instrumentos de avaliação. Em face da análise realizada, determina-se a relação entre as dimensões referidas, e de que forma as instituições de ensino superior devem preparar-se para materializar um paradigma de ensino e aprendizagem, alicerçado no desenvolvimento de novas competências pedagógicas (para professores e estudantes); suportadas pelos ambientes digitais, em modelos personalizados de aprendizagem, respondendo aos impactos e desafios da educação 4.0 e 5.0 no ensino superior.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DS-CLN - Capítulos de livros nacionais

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