Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31631
Autoria: | Silva, C. F. da Geada, N. Teixeira, B. Guimarães, F. Costa, J. Souza Junior, O. |
Editor: | Joana Alexandre Alexandre Almeida Ana Espírito-Santo Ana Lúcia Martins Cecília Aguiar Nádia Simões |
Data: | 2023 |
Título próprio: | Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação |
Título e volume do livro: | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte |
Paginação: | 93 - 110 |
Referência bibliográfica: | Silva, C. F. da, Geada, N., Teixeira, B., Guimarães, F., Costa, J., & Souza Junior, O. (2023). Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 93-110). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31631 |
ISBN: | 978-989-781-852-3 |
Palavras-chave: | Metodologia andragógica Aprendizagem por projeto Experimentação Conceção e desenvolvimento de sistemas de informação |
Resumo: | Descreve-se a metodologia andragógica de aquisição de competências da unidade curricular de Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), envolvendo soluções tecnológicas digitais baseadas em casos de estudo reais. A abordagem metodológica, baseada na experimentação, por projeto, envolve análise de requisitos, modelação de processos de negócio e de software, especificação de testes, implementação em low-code e execução dos testes sobre a implementação do protótipo. A metodologia de ensino é baseada em projeto com o objetivo de fomentar a aprendizagem conceptual e prática. Valoriza-se a integração com sistemas externos, através de serviços web integrados desde a modelação de processos de negócio. O modelo conceptual da UC de CDSI é apresentado e as evidências explanadas revelam a importância andragógica instrumental da metodologia baseada em projeto de resolução de problemas, ativa e colaborativa, enfatizando a promoção do desenvolvimento digital, social e interpessoal dos estudantes. A natureza dos assuntos abordados, a dinâmica dos grupos e o regime de acompanhamento pelos docentes introduzem os estudantes à dinâmica empresarial tecnológica. O projeto combina a aquisição de competências técnicas, comportamentais e interpessoais, focando-se numa abordagem dupla, nas perspetivas empresarial e académica. Em CDSI, a mudança do método tradicional para a metodologia por projeto aproxima os estudantes ao contexto profissional. Os docentes introduzem os conceitos estruturais, tornando-se facilitadores no processo de desenvolvimento, acompanhando de forma personalizada cada grupo, estimulando a autonomia e maturidade analítica na resolução do projeto. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ISTAR-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_98395.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.