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http://hdl.handle.net/10071/31629
Author(s): | Nunes, L. Cardoso, E. de Almeida, A. Ribeiro, R. Guimarães, F. Mamede, R. P. Ferreira, J. |
Editor: | Joana Alexandre Alexandre Almeida Ana Espírito-Santo Ana Lúcia Martins Cecília Aguiar Nádia Simões |
Date: | 2023 |
Title: | Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica |
Book title/volume: | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte |
Pages: | 52 - 63 |
Reference: | Nunes, L., Cardoso, E., de Almeida, A., Ribeiro, R., Guimarães, F., Mamede, R. P., & Ferreira, J. (2023). Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 52-63). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31629 |
ISBN: | 978-989-781-852-3 |
Keywords: | Problem-based learning Administração pública -- Public administration Inteligência artificial -- Artificial intelligence |
Abstract: | O objetivo da missão Inteligência Artificial para a Administração Pública (IA>AP)* é promover a ligação entre estudantes, docentes e investigadores do Iscte, na área de Inteligência Artificial (IA), e as instituições da Administração Pública (AP). Pretende-se disponibilizar os conhecimentos e experiência académica na área de IA às entidades da AP que detêm dados passíveis de exploração, muitas vezes não usados, e deste modo permitir a utilização desta fonte valiosa de informação para apoio à decisão ou planeamento. A iniciativa permite também aos nossos estudantes ter experiência com dados de dimensão realista. Dados estes que apresentam problemas comuns aos que irão encontrar em muitas entidades públicas e privadas, proporcionando uma componente pedagógica e didática de enorme valor para a experiência académica dos nossos estudantes. Assim, conseguimos proporcionar aos nossos estudantes não só a experiência de um projeto realista, mas também o contacto com o funcionamento das entidades da AP e com a noção de que os conhecimentos adquiridos podem contribuir para o bem de todos. Tentamos também, com esta iniciativa, demonstrar que a academia pode contribuir com explorações valiosas para o planeamento de uma transformação digital segura e apoiada. Uma parte importante desta missão é promover oportunidades para a utilização de dados da AP nas disciplinas de 1.º e 2.º ciclos na área de IA no Iscte, através de laboratórios abertos, e nas dissertações de 2º e 3º ciclo associadas a esta área. Este artigo relata a organização e os resultados percetíveis destes esforços, ocorridos desde a sua génese, em janeiro de 2021, até ao momento (maio de 2023). |
Peerreviewed: | no |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais DINÂMIA'CET-CLN - Capítulos de livros nacionais ISTAR-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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