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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, L.-
dc.contributor.authorCardoso, E.-
dc.contributor.authorde Almeida, A.-
dc.contributor.authorRibeiro, R.-
dc.contributor.authorGuimarães, F.-
dc.contributor.authorMamede, R. P.-
dc.contributor.authorFerreira, J.-
dc.contributor.editorJoana Alexandre-
dc.contributor.editorAlexandre Almeida-
dc.contributor.editorAna Espírito-Santo-
dc.contributor.editorAna Lúcia Martins-
dc.contributor.editorCecília Aguiar-
dc.contributor.editorNádia Simões-
dc.date.accessioned2024-04-30T09:25:31Z-
dc.date.available2024-04-30T09:25:31Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNunes, L., Cardoso, E., de Almeida, A., Ribeiro, R., Guimarães, F., Mamede, R. P., & Ferreira, J. (2023). Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 52-63). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31629-
dc.identifier.isbn978-989-781-852-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31629-
dc.description.abstractO objetivo da missão Inteligência Artificial para a Administração Pública (IA>AP)* é promover a ligação entre estudantes, docentes e investigadores do Iscte, na área de Inteligência Artificial (IA), e as instituições da Administração Pública (AP). Pretende-se disponibilizar os conhecimentos e experiência académica na área de IA às entidades da AP que detêm dados passíveis de exploração, muitas vezes não usados, e deste modo permitir a utilização desta fonte valiosa de informação para apoio à decisão ou planeamento. A iniciativa permite também aos nossos estudantes ter experiência com dados de dimensão realista. Dados estes que apresentam problemas comuns aos que irão encontrar em muitas entidades públicas e privadas, proporcionando uma componente pedagógica e didática de enorme valor para a experiência académica dos nossos estudantes. Assim, conseguimos proporcionar aos nossos estudantes não só a experiência de um projeto realista, mas também o contacto com o funcionamento das entidades da AP e com a noção de que os conhecimentos adquiridos podem contribuir para o bem de todos. Tentamos também, com esta iniciativa, demonstrar que a academia pode contribuir com explorações valiosas para o planeamento de uma transformação digital segura e apoiada. Uma parte importante desta missão é promover oportunidades para a utilização de dados da AP nas disciplinas de 1.º e 2.º ciclos na área de IA no Iscte, através de laboratórios abertos, e nas dissertações de 2º e 3º ciclo associadas a esta área. Este artigo relata a organização e os resultados percetíveis destes esforços, ocorridos desde a sua génese, em janeiro de 2021, até ao momento (maio de 2023).eng
dc.language.isoeng-
dc.publisherIscte - Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relation.ispartofExemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProblem-based learningeng
dc.subjectAdministração pública -- Public administrationeng
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligenceeng
dc.titleInteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógicaeng
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboaeng
dc.pagination52 - 63-
dc.peerreviewedno-
dc.date.updated2024-04-30T10:23:20Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-98401-
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