Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31627
Author(s): Marques, S. S.
Date: 2009
Title: Fabricação de imagens-destino: O impacto dos estereótipos ao nível do turismo
Journal title: Revista Turismo e Desenvolvimento/Journal of Tourism and Development
Number: 12
Pages: 127 - 138
Reference: Marques, S. S. (2009). Fabricação de imagens-destino: O impacto dos estereótipos ao nível do turismo. Revista Turismo e Desenvolvimento, (12), 127-138. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i12.13425
ISSN: 2182-1453
DOI (Digital Object Identifier): 10.34624/rtd.v0i12.13425
Keywords: Maldivas
Kolkata
Mediadores de comunicação
Gestão de imagem
Turismo
Abstract: As imagens de lugares, cidades e nações são fortemente influenciadas pelos retratos promovidos pelos meios de divulgação e comercialização de imagens mediáticas utilizados directa ou indirectamente para propósitos de promoção e propaganda político-económica, em que se inclui a fabricação do destino turístico. Indo ao encontro da ideia de que a cognição humana se baseia na percepção inferencial pelo estabelecimento de categorias, as estratégias de comercialização exploram realidades parciais em imagens comprimidas, fabricando significantes estereotipados que direccionam as percepções e controlam comportamentos. Este artigo pretende reflectir sobre a estreita relação entre a fabricação de percepções à escala internacional pelos mass media e o seu impacto ao nível do turismo e da construção e marketing de imagens de destino. Os dois estudos de caso apresentados, referem-se a destinos no Sul da Ásia: as Ilhas Maldivas e a cidade de Kolkata (Calcutá), na Índia, representados pelos meios de comunicação massificada com imagens “fechadas” de opostos. Ainda que a sua imagem se deva também a qualidades intrínsecas, entendo ser a sua representação mediática a principal determinante para o seu posicionamento internacional ao nível da competição de recursos e implementação de estratégias de desenvolvimento ao nível do turismo.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DA-RI - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_16479.pdf158,47 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.