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dc.contributor.authorMarques, S. S.-
dc.date.accessioned2024-04-29T13:40:14Z-
dc.date.available2024-04-29T13:40:14Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMarques, S. S. (2009). Fabricação de imagens-destino: O impacto dos estereótipos ao nível do turismo. Revista Turismo e Desenvolvimento, (12), 127-138. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i12.13425-
dc.identifier.issn2182-1453-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31627-
dc.description.abstractAs imagens de lugares, cidades e nações são fortemente influenciadas pelos retratos promovidos pelos meios de divulgação e comercialização de imagens mediáticas utilizados directa ou indirectamente para propósitos de promoção e propaganda político-económica, em que se inclui a fabricação do destino turístico. Indo ao encontro da ideia de que a cognição humana se baseia na percepção inferencial pelo estabelecimento de categorias, as estratégias de comercialização exploram realidades parciais em imagens comprimidas, fabricando significantes estereotipados que direccionam as percepções e controlam comportamentos. Este artigo pretende reflectir sobre a estreita relação entre a fabricação de percepções à escala internacional pelos mass media e o seu impacto ao nível do turismo e da construção e marketing de imagens de destino. Os dois estudos de caso apresentados, referem-se a destinos no Sul da Ásia: as Ilhas Maldivas e a cidade de Kolkata (Calcutá), na Índia, representados pelos meios de comunicação massificada com imagens “fechadas” de opostos. Ainda que a sua imagem se deva também a qualidades intrínsecas, entendo ser a sua representação mediática a principal determinante para o seu posicionamento internacional ao nível da competição de recursos e implementação de estratégias de desenvolvimento ao nível do turismo.por
dc.language.isopor-
dc.publisherDepartamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMaldivaspor
dc.subjectKolkatapor
dc.subjectMediadores de comunicaçãopor
dc.subjectGestão de imagempor
dc.subjectTurismopor
dc.titleFabricação de imagens-destino: O impacto dos estereótipos ao nível do turismopor
dc.typearticle-
dc.pagination127 - 138-
dc.peerreviewedyes-
dc.number12-
dc.date.updated2024-04-29T14:39:43Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.34624/rtd.v0i12.13425-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-16479-
iscte.journalRevista Turismo e Desenvolvimento/Journal of Tourism and Development-
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