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http://hdl.handle.net/10071/31605
Autoria: | Jerónimo, R. Soares, S. |
Editor: | Alexandre, J. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, A. Aguiar, C. Simões, N. |
Data: | 2023 |
Título próprio: | Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída |
Título e volume do livro: | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte |
Paginação: | 143 - 153 |
Referência bibliográfica: | Jerónimo, R., & Soares, S. (2023). Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 143-153). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31605 |
ISBN: | 978-989-781-852-3 |
Palavras-chave: | Aprendizagem situada Participação activa Teoria dialógica Comunidades de aprendizagem |
Resumo: | A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção, Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente, conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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