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dc.contributor.authorJerónimo, R.-
dc.contributor.authorSoares, S.-
dc.contributor.editorAlexandre, J.-
dc.contributor.editorAlmeida, A.-
dc.contributor.editorEspírito-Santo, A.-
dc.contributor.editorMartins, A.-
dc.contributor.editorAguiar, C.-
dc.contributor.editorSimões, N.-
dc.date.accessioned2024-04-23T08:09:13Z-
dc.date.available2024-04-23T08:09:13Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationJerónimo, R., & Soares, S. (2023). Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 143-153). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31605-
dc.identifier.isbn978-989-781-852-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31605-
dc.description.abstractA natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção, Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente, conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIscte - Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relation.ispartofExemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAprendizagem situadapor
dc.subjectParticipação activapor
dc.subjectTeoria dialógicapor
dc.subjectComunidades de aprendizagempor
dc.titlePsicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construídapor
dc.typebookPart-
dc.event.locationLisboapor
dc.pagination143 - 153-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2024-04-23T09:08:08Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-99441-
Aparece nas coleções:CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais

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