Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31605
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jerónimo, R. | - |
dc.contributor.author | Soares, S. | - |
dc.contributor.editor | Alexandre, J. | - |
dc.contributor.editor | Almeida, A. | - |
dc.contributor.editor | Espírito-Santo, A. | - |
dc.contributor.editor | Martins, A. | - |
dc.contributor.editor | Aguiar, C. | - |
dc.contributor.editor | Simões, N. | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-23T08:09:13Z | - |
dc.date.available | 2024-04-23T08:09:13Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Jerónimo, R., & Soares, S. (2023). Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 143-153). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31605 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-781-852-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31605 | - |
dc.description.abstract | A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção, Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente, conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Aprendizagem situada | por |
dc.subject | Participação activa | por |
dc.subject | Teoria dialógica | por |
dc.subject | Comunidades de aprendizagem | por |
dc.title | Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 143 - 153 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-04-23T09:08:08Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-99441 | - |
Aparece nas coleções: | CIS-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_99441.pdf | 434,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.