Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31601
Author(s): Ladeira, Carla Marina Maia
Date: 2020
Title: Perceções sobre o desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana em idade pré-escolar, em contexto rural, com enfoque no Chibuto
Journal title: Cadernos de Estudos Africanos
Number: 39
Pages: 113-131
Reference: Ladeira, C. M. M. (2020). Perceções sobre o desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana em idade pré-escolar, em contexto rural, com enfoque no Chibuto. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 113-131. https://doi.org/10.4000/cea.4931
ISSN: 1645-3794
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.4000/cea.4931
Keywords: Criança moçambicana
Mozambican child
Desenvolvimento psicomotor
Psychomotor development
Chibuto
Fatores que influenciam o desenvolvimento
Factors that influence the development
Disparidades entre meio rural e urbano
Disparities between rural and urban
Idade pré-escolar
Preschool age
Abstract: Embora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.
Although there was a greater focus on knowledge about children and childhood, from the 50s of the last century, it was possible to realize that there is much more research and publications based on the study of populations in industrialized countries. There is, in several sources, a recognition of the need for greater investment, by the scientific community, in the study of African and Mozambican populations in particular. Children in Mozambique represent 52% of the population (under 18). Of these children, 48% live in absolute poverty; access to quality early learning services (three-five years) is only five percent (UNICEF, 2014) and there are few studies on child development.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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