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dc.contributor.authorLadeira, Carla Marina Maia-
dc.date.accessioned2024-04-22T15:30:40Z-
dc.date.available2024-04-22T15:30:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLadeira, C. M. M. (2020). Perceções sobre o desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana em idade pré-escolar, em contexto rural, com enfoque no Chibuto. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 113-131. https://doi.org/10.4000/cea.4931por
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31601-
dc.description.abstractEmbora tenha ocorrido um foco maior no conhecimento sobre a criança e a infância, a partir da década de 50 do século passado, foi possível perceber que prevalecem as investigações e publicações baseadas no estudo de populações dos países industrializados. Há, em várias fontes, um reconhecimento da necessidade de maior investimento, pela comunidade científica, no estudo das populações africanas, e moçambicana em particular. As crianças, em Moçambique, representam 52% da população (menos de 18 anos). Dessas crianças, 48% vive em situação de pobreza absoluta; o acesso a serviços de aprendizagem precoce de qualidade (três-cinco anos) é de apenas cinco por cento (UNICEF, 2014) e os estudos sobre o desenvolvimento da criança são escassos.por
dc.description.abstractAlthough there was a greater focus on knowledge about children and childhood, from the 50s of the last century, it was possible to realize that there is much more research and publications based on the study of populations in industrialized countries. There is, in several sources, a recognition of the need for greater investment, by the scientific community, in the study of African and Mozambican populations in particular. Children in Mozambique represent 52% of the population (under 18). Of these children, 48% live in absolute poverty; access to quality early learning services (three-five years) is only five percent (UNICEF, 2014) and there are few studies on child development.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriança moçambicanapor
dc.subjectMozambican childpor
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpor
dc.subjectPsychomotor developmentpor
dc.subjectChibutopor
dc.subjectFatores que influenciam o desenvolvimentopor
dc.subjectFactors that influence the developmentpor
dc.subjectDisparidades entre meio rural e urbanopor
dc.subjectDisparities between rural and urbanpor
dc.subjectIdade pré-escolarpor
dc.subjectPreschool agepor
dc.titlePerceções sobre o desenvolvimento psicomotor da criança moçambicana em idade pré-escolar, em contexto rural, com enfoque no Chibutopor
dc.title.alternativePerceptions on psychomotor development of the Mozambican child in pre-school age, in rural context, with a focus on Chibutopor
dc.typearticlepor
dc.pagination113-131por
dc.peerreviewedyespor
dc.number39por
dc.description.versionaceitepor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cea.4931por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.journalCadernos de Estudos Africanospor
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