Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31600
Author(s): Rolim, Cassio
Date: 2020
Title: A universidade nos PALOP: Que espelho mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e Urbana
Journal title: Cadernos de Estudos Africanos
Number: 39
Pages: 133-160
Reference: Rolim, C. (2020). A universidade nos PALOP: Que espelho mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e Urbana. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 133-160. https://doi.org/10.4000/cea.4933
ISSN: 1645-3794
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.4000/cea.4933
Keywords: Instituições de ensino superior
Higher education institutions
Ensino superior na África
Higher education in Africa
PALOP
Economia regional e urbana
Urban and regional economics
PBL
Universidade necessária
Necessary university
Abstract: Este trabalho irá discutir algumas questões relativas ao que seria uma “universidade necessária” para um país dos PALOP, tomando como exemplo o que poderia ser uma disciplina de Economia Regional e Urbana ministrada em um curso de Economia. O trabalho está focado na quase impossibilidade, e na discutível utilidade para o país, em formar pessoas com o mesmo perfil de um acadêmico saído das universidades ditas de padrão internacional. O primeiro problema a ser discutido será a definição do perfil esperado para esses formandos; em segundo lugar será o que deverá ser oferecido a eles dentro do amplo leque de conhecimento acumulado pela ciência regional; finalmente, como isso será ensinado, quais as técnicas e metodologias mais adequadas. O texto enfatiza a necessidade da adoção de metodologias de ensino baseadas na solução de problemas como a PBL (Problem Based Learning).
This paper will discuss some issues related to what would be the “necessary university” for a country of the PALOP (Portuguese-speaking African countries) taking as example a Regional and Urban Economics course taught in an undergraduate programme in Economics. The main argument is that it is almost impossible and useless for the universities of these countries to train people with the same profile of an academic out of the so-called world-class universities. Because of this, the PALOP would look for alternative models. The first issue discussed is the definition of the profile expected for the graduates; secondly is what should be offered to them among the options from regional science; finally, what are the most appropriate methodologies and techniques for learning this subject. The text emphasizes the need for adopting teaching methodologies based on solution of problems such as the PBL (Problem Based Learning).
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl31600.pdf501,21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.