Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRolim, Cassio-
dc.date.accessioned2024-04-22T15:17:26Z-
dc.date.available2024-04-22T15:17:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationRolim, C. (2020). A universidade nos PALOP: Que espelho mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e Urbana. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 133-160. https://doi.org/10.4000/cea.4933por
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31600-
dc.description.abstractEste trabalho irá discutir algumas questões relativas ao que seria uma “universidade necessária” para um país dos PALOP, tomando como exemplo o que poderia ser uma disciplina de Economia Regional e Urbana ministrada em um curso de Economia. O trabalho está focado na quase impossibilidade, e na discutível utilidade para o país, em formar pessoas com o mesmo perfil de um acadêmico saído das universidades ditas de padrão internacional. O primeiro problema a ser discutido será a definição do perfil esperado para esses formandos; em segundo lugar será o que deverá ser oferecido a eles dentro do amplo leque de conhecimento acumulado pela ciência regional; finalmente, como isso será ensinado, quais as técnicas e metodologias mais adequadas. O texto enfatiza a necessidade da adoção de metodologias de ensino baseadas na solução de problemas como a PBL (Problem Based Learning).por
dc.description.abstractThis paper will discuss some issues related to what would be the “necessary university” for a country of the PALOP (Portuguese-speaking African countries) taking as example a Regional and Urban Economics course taught in an undergraduate programme in Economics. The main argument is that it is almost impossible and useless for the universities of these countries to train people with the same profile of an academic out of the so-called world-class universities. Because of this, the PALOP would look for alternative models. The first issue discussed is the definition of the profile expected for the graduates; secondly is what should be offered to them among the options from regional science; finally, what are the most appropriate methodologies and techniques for learning this subject. The text emphasizes the need for adopting teaching methodologies based on solution of problems such as the PBL (Problem Based Learning).por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectHigher education institutionspor
dc.subjectEnsino superior na Áfricapor
dc.subjectHigher education in Africapor
dc.subjectPALOPpor
dc.subjectEconomia regional e urbanapor
dc.subjectUrban and regional economicspor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectUniversidade necessáriapor
dc.subjectNecessary universitypor
dc.titleA universidade nos PALOP: Que espelho mirar? Uma discussão tomando como exemplo a disciplina Economia Regional e Urbanapor
dc.title.alternativeThe university in PALOP: Which model to follow? An argument taking Regional and Urban Economics as examplepor
dc.typearticlepor
dc.pagination133-160por
dc.peerreviewedyespor
dc.number39por
dc.description.versionaceitepor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cea.4933por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.journalCadernos de Estudos Africanospor
Appears in Collections:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl31600.pdf501,21 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.