Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31599
Autoria: Silva, Rui da
Oliveira, Joana
Data: 2020
Título próprio: Impactos e efeitos de programas de cooperação para o desenvolvimento em escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau
Título da revista: Cadernos de Estudos Africanos
Número: 39
Paginação: 85-111
Referência bibliográfica: Silva, R. da, & Oliveira, J. (2020). Impactos e efeitos de programas de cooperação para o desenvolvimento em escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 85-111. https://doi.org/10.4000/cea.4826
ISSN: 1645-3794
DOI (Digital Object Identifier): https://doi.org/10.4000/cea.4826
Palavras-chave: Escolas
Schools
Guiné-Bissau
Guinea-Bissau
Impactos
Impacts
Efeitos
Effects
Cooperação para o desenvolvimento
Development cooperation
Portugal
Resumo: O presente artigo procura analisar o impacto e efeitos do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PASEG) promovido pela Cooperação Portuguesa nas escolas onde interveio, através de uma análise em profundidade de quatro escolas. Neste estudo qualitativo foram recolhidos dados de alunos, professores e diretores de escolas através de entrevistas, grupos focais, notas de campo e análise documental. O artigo argumenta que o programa pode ser considerado um efeito exógeno que dissolveu a maioria dos possíveis efeitos endógenos que ocorreram, essencialmente relacionados com a formação contínua de professores, bem como proporcionou força anímica/elevada moral dos professores. Conclui-se também que há uma relação diretamente proporcional entre o número de anos que o PASEG esteve nas escolas e o grau de dependência da comunidade escolar nas ações do programa.
This article examines the impact and effects of the educational aid programme called PASEG from the Portuguese official aid. It explores an in-depth analysis of four schools following a qualitative approach. The data stems from interviews and focus groups with students, teachers and school principals, and field notes and document analysis. The article argues that PASEG can be considered an exogenous effect that dissolved most of the possible endogenous effects, particularly related to the continuous professional development of teachers and teacher’s moral. It also identifies that there is a directly proportional relationship between the number of years that PASEG has been in schools and the degree of dependence of the school on the actions of the programme.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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