Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31599
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rui da-
dc.contributor.authorOliveira, Joana-
dc.date.accessioned2024-04-22T15:13:24Z-
dc.date.available2024-04-22T15:13:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSilva, R. da, & Oliveira, J. (2020). Impactos e efeitos de programas de cooperação para o desenvolvimento em escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissau. Cadernos de Estudos Africanos, (39), 85-111. https://doi.org/10.4000/cea.4826por
dc.identifier.issn1645-3794por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31599-
dc.description.abstractO presente artigo procura analisar o impacto e efeitos do Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau (PASEG) promovido pela Cooperação Portuguesa nas escolas onde interveio, através de uma análise em profundidade de quatro escolas. Neste estudo qualitativo foram recolhidos dados de alunos, professores e diretores de escolas através de entrevistas, grupos focais, notas de campo e análise documental. O artigo argumenta que o programa pode ser considerado um efeito exógeno que dissolveu a maioria dos possíveis efeitos endógenos que ocorreram, essencialmente relacionados com a formação contínua de professores, bem como proporcionou força anímica/elevada moral dos professores. Conclui-se também que há uma relação diretamente proporcional entre o número de anos que o PASEG esteve nas escolas e o grau de dependência da comunidade escolar nas ações do programa.por
dc.description.abstractThis article examines the impact and effects of the educational aid programme called PASEG from the Portuguese official aid. It explores an in-depth analysis of four schools following a qualitative approach. The data stems from interviews and focus groups with students, teachers and school principals, and field notes and document analysis. The article argues that PASEG can be considered an exogenous effect that dissolved most of the possible endogenous effects, particularly related to the continuous professional development of teachers and teacher’s moral. It also identifies that there is a directly proportional relationship between the number of years that PASEG has been in schools and the degree of dependence of the school on the actions of the programme.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (CEI-Iscte)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectSchoolspor
dc.subjectGuiné-Bissaupor
dc.subjectGuinea-Bissaupor
dc.subjectImpactospor
dc.subjectImpactspor
dc.subjectEfeitospor
dc.subjectEffectspor
dc.subjectCooperação para o desenvolvimentopor
dc.subjectDevelopment cooperationpor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleImpactos e efeitos de programas de cooperação para o desenvolvimento em escolas: Um olhar focado sobre o programa de apoio ao sistema educativo da Guiné-Bissaupor
dc.title.alternativeImpacts and effects of development cooperation programs in schools: A focused view on the educational aid programme PASEGpor
dc.typearticlepor
dc.pagination85-111por
dc.peerreviewedyespor
dc.number39por
dc.description.versionaceitepor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cea.4826por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
iscte.journalCadernos de Estudos Africanospor
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
article_hdl31599.pdf321,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.