Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/31552
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Martins, A. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, J. | - |
dc.contributor.author | Vale, J. | - |
dc.contributor.editor | Francisco Camacho | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T09:54:08Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T09:54:08Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Martins, A., Ferreira, J., & Vale, J. (2023). O papel da inteligência artificial nos transportes e na logística. In F. Camacho (Eds.). 88 vozes pela inteligência artificial: O que fica para a máquina e o que fica para o homem? (pp. 49-57). Oficina do Livro. http://hdl.handle.net/10071/31552 | - |
dc.identifier.isbn | 9789896618674 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/31552 | - |
dc.description.abstract | São muitas as situações que ultimamente nos fizeram olhar para as cadeia de abastecimento com outros olhos, desde a ruptura de abastecimento de algums materiais durante o período do COVID-19, à paragem da passagem dos navios no canal da mancha por um grande navio ter encalhado. Este novo olhar não é de estranhar, afinal todos os produtos que temos à nossa volta passaram por uma cadeia de abastecimento, muitos de nós poderiam era não estar tão alerta em relação a este assunto. A evolução da tecnologia, como por exemplo a Inteligência Artificial (IA), está também a afetar as cadeia de abastecimento, mas este impacto poderá ser explorado pela positiva. Quando falamos em cadeias de abastecimento estamo-nos a referir à sequência de entidades que suportam o movimento dos produtos desde as matérias primas até chegar ao consumidor final, passando pela produção, distribuição, armazenamento, transporte, retalho, entre outros. Para tal, a informação que partilham entre si é fundamental, caso contrário não se saberia o que enviar para onde, quando e em que quantidade. Esta articulação pode, à primeira vista, parecer simples e lógica, no entanto são muitos os desafios que se colocam. Para as empresas de logística, em particular, as ineficiência e os desperdícios podem ser grandes, desde desafios a nível de planeamento de entregas e recepções, dificuldades de equilibrar a oferta à procura, custos de inventário por desaquação deste com a procura, dificuldades de comunicação entre aplicações, falta de visibilidade, entre muitos outros. Esta reflexão aborda o impacto da IA na cadeia de abastecimento, nomeadamente na logística e dos transportes. Será partilhada uma abordagem geral sobre este impacto e explorados em seguida exemplos concretos de utilização. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Oficina do Livro | - |
dc.relation.ispartof | 88 vozes pela inteligência artificial: O que fica para a máquina e o que fica para o homem? | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | O papel da inteligência artificial nos transportes e na logística | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.pagination | 49 - 57 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2024-04-16T10:53:20Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-100319 | - |
Aparece nas coleções: | BRU-CLN - Capítulos de livros nacionais ISTAR-CLN - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
bookPart_100319.pdf | 255,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.