Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/31231
Author(s): Veríssimo, Catarina Carvalho
Advisor: Pereira, Leandro Luís Ferreira
Date: 21-Dec-2023
Title: Resolução de problemas complexos como fonte de vantagem competitiva
Reference: Veríssimo, C. C. (2023). Resolução de problemas complexos como fonte de vantagem competitiva [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31231
Keywords: Resolução de problemas -- Problem solving
Tomada de decisão -- Decision making
Problemas simples
Problemas complexos
Resolução de problemas complexos
Capacidades dinâmicas
Inovação aberta
Vantagem competitiva sustentável
Paridade competitiva
Modelo VRIO - VRIO Framework
Simple problems
Complex problems
Complex problem solving
Dynamic capabilities
Open innovation
Sustainable competitive advantage
Competitive parity
Abstract: Com a crescente complexidade do ambiente empresarial, a constante mudança e a natureza não linear dos problemas, a importância da resolução dos problemas complexos tem vindo a aumentar significativamente. Na literatura, existe alguma incerteza sobre a abordagem mais eficaz para lidar com este tema, o que destaca a relevância desta investigação, cujo propósito é avaliar se a resolução de problemas complexos pode resultar numa fonte de vantagem competitiva sustentável. Neste sentido, optou-se por aplicar o Modelo VRIO, tendo como base a condução de entrevistas a profissionais em cargos de gestão, uma vez que estes possuem uma compreensão mais profunda sobre o tema. Foi possível concluir que a resolução de problemas complexos não representa uma fonte de vantagem competitiva sustentável, mas representa uma fonte de paridade competitiva, uma vez que os entrevistados a consideraram como valiosa, mas não rara. Desta forma, é crucial que as organizações incluam a abordagem da resolução dos problemas complexos nas suas estratégias para manter a sua competitividade e posição no mercado.
With the growing complexity of the business environment, constant change and the non linear nature of problems, the importance of complex problem solving has increased significantly. In the literature, there is some uncertainty about the most effective app roach to dealing with this issue, which highlights the relevance of this research, the purpose of which is to assess whether solving complex problems can result in a source of sustainable competitive advantage. To this end, we chose to apply the VRIO Model, based on interviews with professionals in management positions, since they have a deeper understanding of the subject. It was possible to conclude that solving complex problems does not represent a source of sustainable competitive advantage, but it does represent a source of competitive parity, since the interviewees considered it to be valuable, but not rare. It is therefore crucial for organizations to include the complex problem solving approach in their strategies in order to maintain their competitiveness and market position.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Embargoed Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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