Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31231
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Leandro Luís Ferreira-
dc.contributor.authorVeríssimo, Catarina Carvalho-
dc.date.accessioned2024-03-01T15:08:09Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationVeríssimo, C. C. (2023). Resolução de problemas complexos como fonte de vantagem competitiva [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31231por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/31231-
dc.description.abstractCom a crescente complexidade do ambiente empresarial, a constante mudança e a natureza não linear dos problemas, a importância da resolução dos problemas complexos tem vindo a aumentar significativamente. Na literatura, existe alguma incerteza sobre a abordagem mais eficaz para lidar com este tema, o que destaca a relevância desta investigação, cujo propósito é avaliar se a resolução de problemas complexos pode resultar numa fonte de vantagem competitiva sustentável. Neste sentido, optou-se por aplicar o Modelo VRIO, tendo como base a condução de entrevistas a profissionais em cargos de gestão, uma vez que estes possuem uma compreensão mais profunda sobre o tema. Foi possível concluir que a resolução de problemas complexos não representa uma fonte de vantagem competitiva sustentável, mas representa uma fonte de paridade competitiva, uma vez que os entrevistados a consideraram como valiosa, mas não rara. Desta forma, é crucial que as organizações incluam a abordagem da resolução dos problemas complexos nas suas estratégias para manter a sua competitividade e posição no mercado.por
dc.description.abstractWith the growing complexity of the business environment, constant change and the non linear nature of problems, the importance of complex problem solving has increased significantly. In the literature, there is some uncertainty about the most effective app roach to dealing with this issue, which highlights the relevance of this research, the purpose of which is to assess whether solving complex problems can result in a source of sustainable competitive advantage. To this end, we chose to apply the VRIO Model, based on interviews with professionals in management positions, since they have a deeper understanding of the subject. It was possible to conclude that solving complex problems does not represent a source of sustainable competitive advantage, but it does represent a source of competitive parity, since the interviewees considered it to be valuable, but not rare. It is therefore crucial for organizations to include the complex problem solving approach in their strategies in order to maintain their competitiveness and market position.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectResolução de problemas -- Problem solvingpor
dc.subjectTomada de decisão -- Decision makingpor
dc.subjectProblemas simplespor
dc.subjectProblemas complexospor
dc.subjectResolução de problemas complexospor
dc.subjectCapacidades dinâmicaspor
dc.subjectInovação abertapor
dc.subjectVantagem competitiva sustentávelpor
dc.subjectParidade competitivapor
dc.subjectModelo VRIO - VRIO Frameworkpor
dc.subjectSimple problemspor
dc.subjectComplex problemspor
dc.subjectComplex problem solvingpor
dc.subjectDynamic capabilitiespor
dc.subjectOpen innovationpor
dc.subjectSustainable competitive advantagepor
dc.subjectCompetitive paritypor
dc.titleResolução de problemas complexos como fonte de vantagem competitivapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203483588por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-12-20-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM21por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_carvalho_verissimo.pdf
  Until 2025-12-20
1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.