Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31040
Autoria: Machado, Bernardo Jorge Gil Malcatanho Bagueiro
Orientação: Martins, Susana da Cruz
Data: 5-Jan-2024
Título próprio: Estudar no ensino superior e a parentalidade: Traços e modalidades de conciliação
Referência bibliográfica: Machado, B. J. G. M. B. (2023). Estudar no ensino superior e a parentalidade: Traços e modalidades de conciliação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/31040
Palavras-chave: Ensino superior -- Higher education
Parentalidade -- Parenthood
Reconciliação -- Reconciliation
Resumo: Este trabalho surge com o intuito de analisar o segmento da população do ensino superior em Portugal constituído pelos estudantes com filhos relativamente à conciliação entre as dimensões da parentalidade, educação/formação e trabalho. A principal pergunta remete para a análise das diferenças entre estudantes do ensino superior em Portugal que têm filhos e os que não têm, tentando identificar condições estruturais e individuais de participação. Foram utilizados dados recolhidos e disponibilizados pelo projeto EUROSTUDENT VII (inquérito aplicado no ano letivo 2020/2021, 1º semestre, aos estudantes do ensino superior português). Identificou-se a pertinência de se realizarem análises de caracterização multidimensional para este segmento da amostra. A sua análise revelou tensões maiores na conciliação entre os papéis que os estudantes representam, constituindo-se menores condições para o sucesso e intenções, ligeiramente, superiores de abandono. No entanto, os estudantes com filhos revelam sentimentos mais intensos de pertença ao ensino superior.
This study aims to analyze student-parents as part of the higher education student’s population in Portugal in terms of reconciling three main dimensions: parenting, education and work. The main question is to analyze the differences between higher education students in Portugal who have children and those who don't, trying to identify structural and individual conditions for participation. Data collected and made available by the EUROSTUDENT VII project was used (survey applied in the 2020/2021 academic year, 1st semester, to Portuguese higher education students). There was identified the relevance of carrying out multidimensional characterization analyses for this segment of the sample. This analysis revealed greater tensions in reconciling the roles that students play, with lower conditions for success and slightly higher drop-out intentions. However, students with children show more intense feelings of belonging to higher education.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Sociologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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