Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30833
Author(s): Duarte, Luísa Gomes
Advisor: Nogueira, José Miguel
Date: 11-Dec-2023
Title: A arte faz o puzzle: Trabalho de projeto: Inclusão de crianças e jovens que se encontram no espetro do autismo no contexto escolar através da educação não-formal
Reference: Duarte, L. G. (2023). A arte faz o puzzle: Trabalho de projeto: Inclusão de crianças e jovens que se encontram no espetro do autismo no contexto escolar através da educação não-formal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30833
Keywords: Autismo -- Autism
Teatro -- Theater
Música -- Music
Comunidade Escolar
Educação não formal -- Non-formal education
School community
Abstract: O Espetro do Autismo é um tema que tem vindo a ser desenvolvido cada vez mais. Apesar disto, ainda há muitos estigmas a serem colmatados, nomeadamente a dificuldade de comunicação com este público. Nas escolas portuguesas, este desafio ainda traz consigo muitas barreiras na relação professor- aluno, funcionário-aluno, e até entre os colegas. O presente trabalho de projeto, pensado para a sua implementação na Escola Básica Marquesa de Alorna, do Agrupamento de Escola Marquesa de Alorna, surge com o intuito de, através da educação não-formal, com auxílio do teatro e da música, enriquecer os laços entre os acima referidos e, principalmente, desenvolver as capacidades sociais, emocionais e académicas dos alunos que se encontram no espetro do autismo.
The Autism Spectrum Disorder is a topic that has been increasingly developed. Nevertheless, there are still many stigmas to be addressed, notably the difficulty in communication with this audience. In Portuguese schools, this challenge still brings many barriers in the teacher-student, staff- student relationship, and even among peers. The current project work, designed for implementation at Marquesa de Alorna Basic School, from the Marquesa de Alorna School Cluster, emerges with the aim of, through non-formal education, with the support of theater and music, strengthening the connections among the aforementioned relationships and, particularly, enhancing the social, emotional, and academic skills of students within the autism spectrum.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_luisa_gomes_duarte.pdf433,17 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons