Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30833
Autoria: Duarte, Luísa Gomes
Orientação: Nogueira, José Miguel
Data: 11-Dez-2023
Título próprio: A arte faz o puzzle: Trabalho de projeto: Inclusão de crianças e jovens que se encontram no espetro do autismo no contexto escolar através da educação não-formal
Referência bibliográfica: Duarte, L. G. (2023). A arte faz o puzzle: Trabalho de projeto: Inclusão de crianças e jovens que se encontram no espetro do autismo no contexto escolar através da educação não-formal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30833
Palavras-chave: Autismo -- Autism
Teatro -- Theater
Música -- Music
Comunidade Escolar
Educação não formal -- Non-formal education
School community
Resumo: O Espetro do Autismo é um tema que tem vindo a ser desenvolvido cada vez mais. Apesar disto, ainda há muitos estigmas a serem colmatados, nomeadamente a dificuldade de comunicação com este público. Nas escolas portuguesas, este desafio ainda traz consigo muitas barreiras na relação professor- aluno, funcionário-aluno, e até entre os colegas. O presente trabalho de projeto, pensado para a sua implementação na Escola Básica Marquesa de Alorna, do Agrupamento de Escola Marquesa de Alorna, surge com o intuito de, através da educação não-formal, com auxílio do teatro e da música, enriquecer os laços entre os acima referidos e, principalmente, desenvolver as capacidades sociais, emocionais e académicas dos alunos que se encontram no espetro do autismo.
The Autism Spectrum Disorder is a topic that has been increasingly developed. Nevertheless, there are still many stigmas to be addressed, notably the difficulty in communication with this audience. In Portuguese schools, this challenge still brings many barriers in the teacher-student, staff- student relationship, and even among peers. The current project work, designed for implementation at Marquesa de Alorna Basic School, from the Marquesa de Alorna School Cluster, emerges with the aim of, through non-formal education, with the support of theater and music, strengthening the connections among the aforementioned relationships and, particularly, enhancing the social, emotional, and academic skills of students within the autism spectrum.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_luisa_gomes_duarte.pdf433,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons