Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30764
Author(s): Nunes, Cátia Sofia Gomes
Advisor: Abrantes, Pedro
Date: 27-Nov-2023
Title: Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"
Reference: Nunes, C. S. G. (2023). Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30764
Keywords: Cidadania ativa
Educação ambiental -- Environmental education
Empoderamento jovem
Liderança ambiental
Monitorização e avaliação
Active citizenship
Youth empowerment
Environmental leadership
Monitoring and evaluation
Abstract: A monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal.
Monitoring and evaluation of environmental education and/or education for development projects is highly relevant for understanding changes in behaviour and social and environmental impacts of individuals and groups in society. Generation Earth Portugal program, a youth environmental leadership program, empowers young people to change behaviours and be active citizens, but lacks an evaluation model that allows understanding the real impacts of the program. This project work aims to respond to this challenge, proposing an evaluation and monitoring model that accompanies this program. Thus, a theoretical framework is provided within this document, focusing on environmental education in Portugal, youth diversity and empowerment, non-formal education, key skills and monitoring and evaluation models for education. This framework is the basis for the diagnosis and construction of indicators and instruments that are included in this proposed evaluation model, which shall be tested and applied during the fourth edition of the Generation Earth Portugal program.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_catia_gomes_nunes.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.