Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30764
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbrantes, Pedro-
dc.contributor.authorNunes, Cátia Sofia Gomes-
dc.date.accessioned2024-02-01T11:58:06Z-
dc.date.available2024-02-01T11:58:06Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationNunes, C. S. G. (2023). Proposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30764por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30764-
dc.description.abstractA monitorização e avaliação de projetos de educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento apresenta uma elevada relevância para compreender mudanças de comportamento e impactos sociais e ambientais dos indivíduos e grupos na sociedade. O programa Generation Earth Portugal, um programa de liderança ambiental jovem em Portugal, capacita jovens para a mudança de comportamentos em Portugal, mas carece de um modelo de avaliação que permita compreender os reais impactos do programa. Este trabalho de projeto pretende dar resposta a este desafio, propondo um modelo de avaliação e monitorização que acompanhe este programa. Assim, é realizado um enquadramento teórico sobre a educação ambiental em Portugal, diversidade juvenil e empoderamento, educação não-formal, competências-chave e modelos de monitorização e avaliação para a educação. Este enquadramento é a base para o diagnóstico e construção de indicadores e instrumentos que são contemplados nesta proposta de modelo de avaliação, que deverá ser testado e aplicado no decorrer da quarta edição do programa Generation Earth Portugal.por
dc.description.abstractMonitoring and evaluation of environmental education and/or education for development projects is highly relevant for understanding changes in behaviour and social and environmental impacts of individuals and groups in society. Generation Earth Portugal program, a youth environmental leadership program, empowers young people to change behaviours and be active citizens, but lacks an evaluation model that allows understanding the real impacts of the program. This project work aims to respond to this challenge, proposing an evaluation and monitoring model that accompanies this program. Thus, a theoretical framework is provided within this document, focusing on environmental education in Portugal, youth diversity and empowerment, non-formal education, key skills and monitoring and evaluation models for education. This framework is the basis for the diagnosis and construction of indicators and instruments that are included in this proposed evaluation model, which shall be tested and applied during the fourth edition of the Generation Earth Portugal program.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCidadania ativapor
dc.subjectEducação ambiental -- Environmental educationpor
dc.subjectEmpoderamento jovempor
dc.subjectLiderança ambientalpor
dc.subjectMonitorização e avaliaçãopor
dc.subjectActive citizenshippor
dc.subjectYouth empowermentpor
dc.subjectEnvironmental leadershippor
dc.subjectMonitoring and evaluationpor
dc.titleProposta de um modelo de avaliação do programa de liderança ambiental "Generation Earth Portugal"por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203469070por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsAção climáticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catia_gomes_nunes.pdf1,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.