Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30667
Author(s): Gonçalves, Catarina Alexandra Marques
Advisor: Ferreira, Mónica Montes Mendes Rocha
Date: 14-Dec-2023
Title: A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor
Reference: Gonçalves, C. A. M. (2023). A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30667
Keywords: Comunicação -- Communication
Dança -- Dance
Emoção -- Emotion
Sentidos humanos
Bem-estar -- Well-being
Consumidor -- Consumer
Human senses
Abstract: A comunicação e o bem-estar podem ser considerados dois fatores básicos e inerentes a qualquer ser humano, enquanto ser individual e social. A comunicação é um processo que requere a transmissão de uma mensagem, permitindo que o emissor expresse aquilo que sente ao recetor, e pode assumir diversas formas. Por sua vez, o bem-estar pode ser interpretado como um estado de felicidade do ser humano, medido através do seu nível de satisfação global com a vida. A dança surge, assim, como uma possível forma de comunicação não verbal que permite ao bailarino exprimir os seus sentimentos e emoções através da linguagem corporal. Neste sentido, a dança pode ser utilizada, por parte dos especialistas de marketing, como uma forma de comunicação alternativa, afetando o comportamento e o bem-estar do consumidor. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo explorar a possibilidade de a dança ser utilizada como uma estratégia de comunicação e marketing, e que tipo de impacto poderá esta estratégia ter no bem-estar do consumidor. Para tal, foi desenvolvida uma análise quantitativa, através da realização de questionários, e uma posterior análise de resultados através dos softwares SPSS e SmartPLS 4. Posto isto, a análise dos dados obtidos, em conjunto com a informação teórica presente ao longo da revisão de literatura, permitiram concluir que, a utilização da dança como estratégia de comunicação, pode influenciar as emoções e o bem-estar do consumidor, de uma forma direta ou indireta, independentemente do seu género e da sua faixa etária.
Communication and well-being can be considered two basic factors inherent to any human being as an individual and social being. Communication is a process that requires the transmission of a message, allowing the sender to express what they feel to the receiver, and it can take different forms. In turn, well-being can be interpreted as a human being’s state of happiness, measured by their level of overall satisfaction with life. Thus, dance emerges as a possible form of non-verbal communication that allows the dancer to express their feelings and emotions through body language. In this sense, dance can be used by marketers as an alternative form of communication, affecting consumer behavior and well-being. In this context, the aim of this dissertation is to explore the possibility of dance being used as a communication and marketing strategy, and what kind of impact this strategy might have on consumer well-being. To this end, a quantitative analysis was carried out using questionnaires and the results were subsequently analyzed using SPSS and SmartPLS 4 software. To sum up, the analysis of the data obtained, and the literature review led to the conclusion that the use of dance as a communication strategy can influence consumer well-being in a direct or indirect way, regardless of their gender or age group.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_catarina_marques_goncalves.pdf
  Until 2026-12-13
12,88 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.