Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30667
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Mónica Montes Mendes Rocha-
dc.contributor.authorGonçalves, Catarina Alexandra Marques-
dc.date.accessioned2024-01-29T16:23:40Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationGonçalves, C. A. M. (2023). A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30667por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/30667-
dc.description.abstractA comunicação e o bem-estar podem ser considerados dois fatores básicos e inerentes a qualquer ser humano, enquanto ser individual e social. A comunicação é um processo que requere a transmissão de uma mensagem, permitindo que o emissor expresse aquilo que sente ao recetor, e pode assumir diversas formas. Por sua vez, o bem-estar pode ser interpretado como um estado de felicidade do ser humano, medido através do seu nível de satisfação global com a vida. A dança surge, assim, como uma possível forma de comunicação não verbal que permite ao bailarino exprimir os seus sentimentos e emoções através da linguagem corporal. Neste sentido, a dança pode ser utilizada, por parte dos especialistas de marketing, como uma forma de comunicação alternativa, afetando o comportamento e o bem-estar do consumidor. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo explorar a possibilidade de a dança ser utilizada como uma estratégia de comunicação e marketing, e que tipo de impacto poderá esta estratégia ter no bem-estar do consumidor. Para tal, foi desenvolvida uma análise quantitativa, através da realização de questionários, e uma posterior análise de resultados através dos softwares SPSS e SmartPLS 4. Posto isto, a análise dos dados obtidos, em conjunto com a informação teórica presente ao longo da revisão de literatura, permitiram concluir que, a utilização da dança como estratégia de comunicação, pode influenciar as emoções e o bem-estar do consumidor, de uma forma direta ou indireta, independentemente do seu género e da sua faixa etária.por
dc.description.abstractCommunication and well-being can be considered two basic factors inherent to any human being as an individual and social being. Communication is a process that requires the transmission of a message, allowing the sender to express what they feel to the receiver, and it can take different forms. In turn, well-being can be interpreted as a human being’s state of happiness, measured by their level of overall satisfaction with life. Thus, dance emerges as a possible form of non-verbal communication that allows the dancer to express their feelings and emotions through body language. In this sense, dance can be used by marketers as an alternative form of communication, affecting consumer behavior and well-being. In this context, the aim of this dissertation is to explore the possibility of dance being used as a communication and marketing strategy, and what kind of impact this strategy might have on consumer well-being. To this end, a quantitative analysis was carried out using questionnaires and the results were subsequently analyzed using SPSS and SmartPLS 4 software. To sum up, the analysis of the data obtained, and the literature review led to the conclusion that the use of dance as a communication strategy can influence consumer well-being in a direct or indirect way, regardless of their gender or age group.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectComunicação -- Communicationpor
dc.subjectDança -- Dancepor
dc.subjectEmoção -- Emotionpor
dc.subjectSentidos humanospor
dc.subjectBem-estar -- Well-beingpor
dc.subjectConsumidor -- Consumerpor
dc.subjectHuman sensespor
dc.titleA dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidorpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203465776por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2026-12-13-
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelM37por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_marques_goncalves.pdf
  Until 2026-12-13
12,88 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.