Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30667
Autoria: Gonçalves, Catarina Alexandra Marques
Orientação: Ferreira, Mónica Montes Mendes Rocha
Data: 14-Dez-2023
Título próprio: A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor
Referência bibliográfica: Gonçalves, C. A. M. (2023). A dança como ferramenta de comunicação e o impacto no bem-estar do consumidor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30667
Palavras-chave: Comunicação -- Communication
Dança -- Dance
Emoção -- Emotion
Sentidos humanos
Bem-estar -- Well-being
Consumidor -- Consumer
Human senses
Resumo: A comunicação e o bem-estar podem ser considerados dois fatores básicos e inerentes a qualquer ser humano, enquanto ser individual e social. A comunicação é um processo que requere a transmissão de uma mensagem, permitindo que o emissor expresse aquilo que sente ao recetor, e pode assumir diversas formas. Por sua vez, o bem-estar pode ser interpretado como um estado de felicidade do ser humano, medido através do seu nível de satisfação global com a vida. A dança surge, assim, como uma possível forma de comunicação não verbal que permite ao bailarino exprimir os seus sentimentos e emoções através da linguagem corporal. Neste sentido, a dança pode ser utilizada, por parte dos especialistas de marketing, como uma forma de comunicação alternativa, afetando o comportamento e o bem-estar do consumidor. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo explorar a possibilidade de a dança ser utilizada como uma estratégia de comunicação e marketing, e que tipo de impacto poderá esta estratégia ter no bem-estar do consumidor. Para tal, foi desenvolvida uma análise quantitativa, através da realização de questionários, e uma posterior análise de resultados através dos softwares SPSS e SmartPLS 4. Posto isto, a análise dos dados obtidos, em conjunto com a informação teórica presente ao longo da revisão de literatura, permitiram concluir que, a utilização da dança como estratégia de comunicação, pode influenciar as emoções e o bem-estar do consumidor, de uma forma direta ou indireta, independentemente do seu género e da sua faixa etária.
Communication and well-being can be considered two basic factors inherent to any human being as an individual and social being. Communication is a process that requires the transmission of a message, allowing the sender to express what they feel to the receiver, and it can take different forms. In turn, well-being can be interpreted as a human being’s state of happiness, measured by their level of overall satisfaction with life. Thus, dance emerges as a possible form of non-verbal communication that allows the dancer to express their feelings and emotions through body language. In this sense, dance can be used by marketers as an alternative form of communication, affecting consumer behavior and well-being. In this context, the aim of this dissertation is to explore the possibility of dance being used as a communication and marketing strategy, and what kind of impact this strategy might have on consumer well-being. To this end, a quantitative analysis was carried out using questionnaires and the results were subsequently analyzed using SPSS and SmartPLS 4 software. To sum up, the analysis of the data obtained, and the literature review led to the conclusion that the use of dance as a communication strategy can influence consumer well-being in a direct or indirect way, regardless of their gender or age group.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_marques_goncalves.pdf
  Until 2026-12-13
12,88 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.