Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30513
Author(s): Silva, Raquel Sofia Valença Pereira da
Advisor: Capucha, Luís
Date: 18-Dec-2023
Title: Modelos pedagógicos e educativos nos cursos profissionais
Reference: Silva, R. S. V. P. da. (2023). Modelos pedagógicos e educativos nos cursos profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30513
Keywords: Educação profissional
Processo de ensino aprendizagem
Outras modalidades de ensino
Professional education
Teaching-learning process
Other teaching modalities
Abstract: O presente estudo inicia-se com um enquadramento histórico e normativo da educação profissional, fazendo uma análise crítica a este modelo, procurando demonstrar as suas potencialidades, assim como os desafios a ele associados. Teve como pergunta de partida a seguinte: quais as vantagens do modelo de educação profissional em relação a outras modalidades de ensino em Portugal? E como objetivo principal, recolher dados qualitativos que permitissem perceber como é que efetivamente decorre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos profissionais e como os diferentes agentes avaliam esse processo. Para responder a estas questões, estruturou-se uma investigação qualitativa. Os resultados obtidos através de entrevistas semiestruturadas a alunos, encarregados de educação, docentes e mestres, corroboram os dados apresentados em muita da literatura existente de que este é um modelo inovador, que apesar de ter algumas limitações e aspetos a serem melhorados tem um grande potencial, para se expandir a outras modalidades de ensino.
This study begins with a historical and normative framework for professional education, making a critical analysis of this model, seeking to demonstrate its potential, as well as the challenges associated with it. It had as its starting question "What are the advantages of the professional model in relation to other teaching modalities in Portugal?", with the main objective being to collect qualitative data that would allow us to understand how effectively the teaching-learning process in professional courses is and how the different agents evaluate this process. To answer these questions, a qualitative research was structured. The results obtained through semi-structured interviews with students, parents, teachers and masters, corroborate the data presented in the existing literature that this is an innovative model and, despite having some limitations and aspects to be improved, it has great potential to expand to other modalities of education.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_raquel_pereira_silva.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.