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http://hdl.handle.net/10071/30500
Author(s): | Fonseca, Catarina Filipa Arcanjo da |
Advisor: | Cardoso, Gustavo |
Date: | 14-Dec-2023 |
Title: | O impacto do TikTok na indústria musical |
Reference: | Fonseca, C. F. A. da. (2023). O impacto do TikTok na indústria musical [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30500 |
Keywords: | TikTok Estratégias Viral Música -- Music Strategy |
Abstract: | Numa era cada vez mais digital, onde os processos são frequentemente alterados, surgem aplicações que revolucionam diferentes áreas. A criação do TikTok veio competir com as plataformas de streaming na área musical. No entanto, diferencia-se destas pelo seu conteúdo de curta duração, pelo algoritmo que proporciona conteúdos personalizados e pela emergência de novos talentos e celebridades.
Por conseguinte, surge a necessidade de compreender como o TikTok revolucionou a indústria musical, na perspetiva das produtoras portuguesas, dos artistas e dos consumidores, através da análise das estratégias utilizadas e dos conteúdos desenvolvidos como promotores da entrada e de sucesso neste mercado.
A partir do estudo realizado foi possível verificar que o TikTok desempenha, de facto, um papel fundamental na indústria musical, influenciando as estratégias de promoção e as tendências musicais. No entanto, essa influência é interpretada de forma diferente por editoras, artistas e consumidores, pois oferece oportunidades para promoção criativa, interação com os fãs e descoberta musical. In an increasingly digital age, where processes are frequently changed, emerging apps are revolutionizing different areas. The creation of TikTok has come to compete with streaming platforms in the music industry. However, it differs from them due to its short content, the algorithm that provides personalized content and the emergence of new talents and celebrities. Therefore, there is a need to understand how TikTok has revolutionized the music industry, from the perspective of Portuguese producers, artists and consumers, by analysing the strategies used and the content developed to promote entry and success in this market. This research showed that TikTok plays a fundamental role in the music industry, influencing promotion strategies and musical trends. However, this influence is interpreted differently by labels, artists and consumers, as it offers opportunities for creative promotion, interaction with the fans and musical discovery. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Gestão de Novos Media |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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