Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30435
Author(s): Costa, Alexandra Elisabete da Anunciação Pereira
Advisor: Madureira, César
Date: 21-Dec-2023
Title: Formação profissional na saúde: Plataforma de divulgação de formação para profissionais de saúde
Reference: Costa, A. E. da A. P. (2023). Formação profissional na saúde: Plataforma de divulgação de formação para profissionais de saúde [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30435
Keywords: Formação profissional -- Professional education
Saúde
Administração pública -- Public administration
Serviço Nacional de Saúde
Health
National Health Service
Abstract: A qualidade na prestação de cuidados de saúde constitui o principal foco dos profissionais e organizações deste sector crucial para a sociedade. Para que tal objetivo seja alcançado, a formação profissional surge como um fator primordial, permitindo o acompanhamento das constantes mudanças técnicas, científicas e sociológicas às quais esta área se encontra sujeita. Programas formativos de qualidade possibilitam o desenvolvimento de competências técnicas, científicas, comportamentais, comunicacionais, de liderança e tecnológicas aos profissionais de saúde. Consequentemente, a divulgação eficaz da oferta formativa no setor da saúde desempenha um papel crucial na garantia da acessibilidade à formação profissional para um maior número de profissionais de saúde e numa abrangência geográfica mais ampla. Neste contexto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de contribuir para o aumento da eficácia na divulgação da oferta formativa para profissionais de saúde, através de uma pesquisa exploratória e descritiva. A metodologia adotada para a pesquisa foi de carácter quantitativo e o instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos responsáveis dos departamentos de formação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os resultados obtidos demonstraram que, ao nível do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a divulgação da formação na área da saúde é apenas parcialmente eficaz, sendo notória a existência de segmentação por grupos profissionais. O presente estudo revela a manifesta importância da principal proposta apresentada: a criação de uma Plataforma Nacional para a divulgação de formação profissional destinada aos profissionais de saúde. Esta plataforma contribuiria significativamente para ampliar a acessibilidade dos profissionais de saúde à formação profissional.
Quality in the provision of health care is the main focus of both professionals and organisations in this crucial sector of society. To achieve this goal, professional training emerges as a primary factor, allowing updating in the face of the constant technical, scientific, and sociological changes to which this area is subjected. Quality training programmes enable the development of technical, scientific, behavioural, communicational, leadership and technological skills for health professionals. Consequently, effective dissemination of the training offer in the health sector plays a key role in ensuring accessibility to professional training for a larger number of health professionals, of a wider geographical reach. In this context, the present study aimed to contribute to the increase of the effectiveness in disseminating the training offer for health professionals through exploratory and descriptive research. The methodology adopted for the research was quantitative and the instrument used was a questionnaire applied to the heads of the training departments of the National Health Service. The results have shown that, at the level of the National Health Service (SNS), the dissemination of training in the health area is only partially effective, and the existence of segmentation by professional groups is evident. The present study reveals the crucial importance of the main proposal presented: the creation of a national platform for the dissemination of professional training for health professionals which would significantly contribute to increasing the accessibility of those professionals to professional training.
Department: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Degree: Mestrado em Administração Pública
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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