Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/30310
Author(s): Medeiros, Vera Mónica Santos
Advisor: Magalhães, Pedro Miguel Dias Costa Coutinho
Carvalho, Tiago Miguel Lopes
Date: 4-Dec-2023
Title: A comunicação de sondagens e o voto estratégico nas eleições legislativas Portuguesas de 2022
Reference: Medeiros, V. M. S. (2023). A comunicação de sondagens e o voto estratégico nas eleições legislativas Portuguesas de 2022 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30310
Keywords: Sondagem -- Poll
Comunicação de sondagens
Opinião pública -- Public opinion
Voto estratégico
Medição de voto estratégico
Eleições legislativas Portuguesas 2022
Atenção às sondagens
Perceção das sondagens
Críticas às sondagens
Amostragem -- Sampling
Voto sincero
Voto útil
Resultado eleitoral -- Election result
Poll communication
Strategic voting
Strategic vote measurement
Portuguese parliamentary elections 2022
Attention to polls
Perception of polls
Criticism of polls
Sincere vote
Useful vote
Abstract: As Eleições Legislativas Portuguesas 2022 estiveram envoltas por um forte interesse mediático, com as sondagens a atribuírem um empate técnico entre os dois principais partidos à corrida eleitoral. Contudo, estas culminaram numa inesperada maioria absoluta para o Partido Socialista. Esse resultado levou ao questionamento não só da credibilidade das sondagens, mas também dos seus possíveis efeitos no comportamento eleitoral. A presente pesquisa incide sobre este caso e procura concluir relativamente à relação entre a atenção que os eleitores deram às sondagens, a sua perceção sobre o que elas comunicavam e o seu comportamento eleitoral. Para este fim, recorreu-se a uma metodologia de análise direta e indireta de voto estratégico suportada por dados do Estudo Eleitoral Português (Lobo, M. et al., 2022). As principais questões deste estudo, aqui consideradas, são a relação entre o nível de atenção concedido às sondagens pelos eleitores (e a sua perceção sobre os seus resultados) e a sua propensão para votarem no principal partido de cada ala – direita e esquerda — em vez de votarem em partidos que não disputavam a vitória nas eleições. Para além disso, analisou-se se essa relação era moderada pela simpatia partidária, nomeadamente a simpatia por partidos à esquerda do PS ou à direita do PSD. Numa fase preliminar, detetámos evidências de voto estratégico, nomeadamente uma migração de votos do eleitorado cujas preferências partidárias recaiam em partidos de menor dimensão para os principais partidos do respetivo quadrante. No entanto, e através de análises subsequentes, os dados não apoiam as hipóteses de que a atenção às sondagens ou a perceção dos seus resultados terão tido relação com o comportamento de voto.
The Portuguese Legislative Elections 2022 were shrouded in intense media interest, with the polls attributing a technical tie between the two main parties in the electoral race. However, they culminated in an unexpected absolute majority for the Socialist Party. This result led to the questioning not only of the credibility of the polls, but also of their possible effects on electoral behaviour. This research focuses on this case and seeks to conclude on the relationship between the attention voters paid to the polls, their perception of what they communicated and their voting behaviour. To this end, a methodology of direct and indirect analysis of strategic voting was used, supported by data from the Portuguese Electoral Study (Lobo, M. et al., 2022). The main questions considered in this study are the relationship between the level of attention paid to the polls by voters (and their perception of their results) and their propensity to vote for the main party of each wing - right and left - rather than for parties that were not in a position to win the elections. In addition, we analysed whether this relationship was moderated by party sympathy, namely sympathy for parties to the left of the PS or to the right of the PSD. At a preliminary stage, we detected evidence of strategic voting, namely a migration of votes from the electorate whose party preferences fell on smaller parties to the main parties in the respective quadrant. However, and through subsequent analyses, the data does not support the hypothesis that attention to polls or perception of their results was related to voting behaviour.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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