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http://hdl.handle.net/10071/30310
Author(s): | Medeiros, Vera Mónica Santos |
Advisor: | Magalhães, Pedro Miguel Dias Costa Coutinho Carvalho, Tiago Miguel Lopes |
Date: | 4-Dec-2023 |
Title: | A comunicação de sondagens e o voto estratégico nas eleições legislativas Portuguesas de 2022 |
Reference: | Medeiros, V. M. S. (2023). A comunicação de sondagens e o voto estratégico nas eleições legislativas Portuguesas de 2022 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30310 |
Keywords: | Sondagem -- Poll Comunicação de sondagens Opinião pública -- Public opinion Voto estratégico Medição de voto estratégico Eleições legislativas Portuguesas 2022 Atenção às sondagens Perceção das sondagens Críticas às sondagens Amostragem -- Sampling Voto sincero Voto útil Resultado eleitoral -- Election result Poll communication Strategic voting Strategic vote measurement Portuguese parliamentary elections 2022 Attention to polls Perception of polls Criticism of polls Sincere vote Useful vote |
Abstract: | As Eleições Legislativas Portuguesas 2022 estiveram envoltas por um forte interesse mediático, com as sondagens a atribuírem um empate técnico entre os dois principais partidos à corrida eleitoral. Contudo, estas culminaram numa inesperada maioria absoluta para o Partido Socialista. Esse resultado levou ao questionamento não só da credibilidade das sondagens, mas também dos seus possíveis efeitos no comportamento eleitoral.
A presente pesquisa incide sobre este caso e procura concluir relativamente à relação entre a atenção que os eleitores deram às sondagens, a sua perceção sobre o que elas comunicavam e o seu comportamento eleitoral. Para este fim, recorreu-se a uma metodologia de análise direta e indireta de voto estratégico suportada por dados do Estudo Eleitoral Português (Lobo, M. et al., 2022).
As principais questões deste estudo, aqui consideradas, são a relação entre o nível de atenção concedido às sondagens pelos eleitores (e a sua perceção sobre os seus resultados) e a sua propensão para votarem no principal partido de cada ala – direita e esquerda — em vez de votarem em partidos que não disputavam a vitória nas eleições. Para além disso, analisou-se se essa relação era moderada pela simpatia partidária, nomeadamente a simpatia por partidos à esquerda do PS ou à direita do PSD. Numa fase preliminar, detetámos evidências de voto estratégico, nomeadamente uma migração de votos do eleitorado cujas preferências partidárias recaiam em partidos de menor dimensão para os principais partidos do respetivo quadrante. No entanto, e através de análises subsequentes, os dados não apoiam as hipóteses de que a atenção às sondagens ou a perceção dos seus resultados terão tido relação com o comportamento de voto. The Portuguese Legislative Elections 2022 were shrouded in intense media interest, with the polls attributing a technical tie between the two main parties in the electoral race. However, they culminated in an unexpected absolute majority for the Socialist Party. This result led to the questioning not only of the credibility of the polls, but also of their possible effects on electoral behaviour. This research focuses on this case and seeks to conclude on the relationship between the attention voters paid to the polls, their perception of what they communicated and their voting behaviour. To this end, a methodology of direct and indirect analysis of strategic voting was used, supported by data from the Portuguese Electoral Study (Lobo, M. et al., 2022). The main questions considered in this study are the relationship between the level of attention paid to the polls by voters (and their perception of their results) and their propensity to vote for the main party of each wing - right and left - rather than for parties that were not in a position to win the elections. In addition, we analysed whether this relationship was moderated by party sympathy, namely sympathy for parties to the left of the PS or to the right of the PSD. At a preliminary stage, we detected evidence of strategic voting, namely a migration of votes from the electorate whose party preferences fell on smaller parties to the main parties in the respective quadrant. However, and through subsequent analyses, the data does not support the hypothesis that attention to polls or perception of their results was related to voting behaviour. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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