Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/3023
Autoria: | Ussene, Camilo |
Data: | 2011 |
Título próprio: | A formação de professores em Moçambique e o desenvolvimento criativo e reflexivo |
ISBN: | 978-972-8335-20-5 |
Palavras-chave: | Currículo Formação de professores Criatividade Reflexividade Moçambique |
Resumo: | Este trabalho de investigação para dissertação de mestrado teve como objectivo analisar o processo de formação de professores em exercício do Instituto de Magistério Primário da Matola (IMAP) em Moçambique e contribuir para que se desenvolva uma postura criativa e reflexiva desses formandos e uma consequente melhoria da qualidade do ensino. Os resultados da pesquisa revelam que a criatividade e a reflexividade não são prática corrente no processo de ensino e aprendizagem na amostra do estudo em causa, conforme se pôde observar nas aulas assistidas tanto no IMAP como na Escola Primária do Jardim, especificamente em relação aos formadores e formandos assistidos. A relação teoria e prática é feita sem que os intervenientes tenham consciência plena da verdadeira interligação entre estes dois aspectos. Se a formação de professores em exercício aliar a reflexão à acção, essa relação tenderá a desenvolver um professor criativo e reflexivo no exercício das suas actividades profissionais. |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ussene_COOPEDUI_3.6.pdf | 684,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.