Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3023
Author(s): Ussene, Camilo
Date: 2011
Title: A formação de professores em Moçambique e o desenvolvimento criativo e reflexivo
ISBN: 978-972-8335-20-5
Keywords: Currículo
Formação de professores
Criatividade
Reflexividade
Moçambique
Abstract: Este trabalho de investigação para dissertação de mestrado teve como objectivo analisar o processo de formação de professores em exercício do Instituto de Magistério Primário da Matola (IMAP) em Moçambique e contribuir para que se desenvolva uma postura criativa e reflexiva desses formandos e uma consequente melhoria da qualidade do ensino. Os resultados da pesquisa revelam que a criatividade e a reflexividade não são prática corrente no processo de ensino e aprendizagem na amostra do estudo em causa, conforme se pôde observar nas aulas assistidas tanto no IMAP como na Escola Primária do Jardim, especificamente em relação aos formadores e formandos assistidos. A relação teoria e prática é feita sem que os intervenientes tenham consciência plena da verdadeira interligação entre estes dois aspectos. Se a formação de professores em exercício aliar a reflexão à acção, essa relação tenderá a desenvolver um professor criativo e reflexivo no exercício das suas actividades profissionais.
Access type: Open Access
Appears in Collections:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ussene_COOPEDUI_3.6.pdf684,42 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.