Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30183
Autoria: Borges, P. N.
Editor: Freire, D., Ribeiro, A. I., Carvalho, P. C., Botella Rodríguez, E., Martins, M., Tereso, J., Faísca, C. M., González Remuiñán, A., Lacerda, S., and Pires, L. A.
Data: 2023
Título próprio: A arquitectura da fome
Título e volume do livro: XI Encontro Rural RePort, XVIII Congreso de Historia Agraria – SEHA, IV Congresso Internacional: Soberania alimentar. Dinâmicas de produção e abastecimento na longa duração. Resumos de sessões e comunicações
Paginação: 28
Título do evento: XI Encontro Rural RePort, XVIII Congreso de Historia Agraria – SEHA, IV Congresso Internacional: Soberania alimentar. Dinâmicas de produção e abastecimento na longa duração
Referência bibliográfica: Borges, P. N. (2023). A arquitectura da fome. In D. Freire, A. I. Ribeiro, P. C. Carvalho, E. Botella Rodríguez, M. Martins, J. Tereso, C. M. Faísca, A. González Remuiñán, S. Lacerda, & L. A. Pires (Eds.), XI Encontro Rural RePort, XVIII Congreso de Historia Agraria – SEHA, IV Congresso Internacional: Soberania alimentar. Dinâmicas de produção e abastecimento na longa duração. Resumos de sessões e comunicações (p. 28). Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
ISBN: 978-972-96347-6-5
Palavras-chave: Arquitetura
Bem-estar
Economia
Agricultura
Colonização interna
Resumo: Esta comunicação apresenta algumas das questões abordadas no projeto de doutoramento em curso intitulado, “Reinvenções da Arquitectura Popular. As Aldeias Melhoradas em Portugal (1958-1974)”. O estudo foca-se no programa Aldeias Melhoradas, uma iniciativa levada a cabo pelo Estado Novo (1933-1974) desde o final da década de 50 até à transição democrática. O programa, que previa a reabilitação de cerca de 140 aldeias em Portugal continental, tinha como objectivo imediato a alteração das condições de vida das populações rurais. As intervenções nas aldeias foram desenvolvidas e coordenadas por um conjunto de arquitetos, que constituíam o Serviço de Bem-Estar Rural, integrado na Junta de Colonização Interna, o órgão responsável por implementar a estratégia traçada pela Secretaria Geral da Agricultura do Ministério da Economia. A partir da relação hierárquica dos diferentes organismos do Estado é possível traçar alguns dos problemas que enquadraram o programa de melhoramento de aldeias, criando relações entre temas como economia, arquitetura, agricultura, bem-estar e colonização interna. O projecto está a ser desenvolvido no Iscte-IUL com a orientação científica do Professor Ricardo Agarez (Iscte-IUL) e da Professora Dulce Freire (UCoimbra), com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) (SFRH/BD/147213/2019).
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
conferenceobject_99990.pdf751,3 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.