Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/3017
Author(s): | Barbosa, Isabel Antunes, Paula Moreira, António |
Date: | 2011 |
Title: | O potencial das redes sociais para o desenvolvimento profissional dos docentes |
ISBN: | 978-972-8335-20-5 |
Keywords: | Web 2.0 Redes sociais Desenvolvimento profissional Aprendizagem informal |
Abstract: | A educação na sociedade do conhecimento é indissociável das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto como elemento mediador como potenciador das aprendizagens. A Web 2.0, entendida como web social, surge como uma ferramenta de potenciação do acesso à informação, facultando aos docentes a oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos e competências, construindo situações inovadoras de educação no seu percurso profissional, apoiados em modelos de formação formal ou informal. Do conjunto de dois estudos complementares em curso resultará um trabalho sobre o papel das redes sociais, como contexto de aprendizagem informal, nas vertentes da construção de competências TIC e do desenvolvimento profissional de professores do ensino não superior. É também objectivo desta investigação conjunta implementar uma rede social onde se procurará criar uma base sustentada de formação profissional informal de professores que englobe os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Barbosa_ et al_COOPEDUI_3.5.pdf | 496,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.