Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/30148
Autoria: Garcia, Francisco Mário Procópio
Orientação: Saldanha, José Luís Possolo de
Pinto, Paula Cristina André Ramos
Data: 21-Nov-2023
Título próprio: Pare, escute e olhe: Estação ferroviária de Sendim Arquitetura Popular: Uma bitola para a construção de um lagar de azeite em Trás-os-Montes
Referência bibliográfica: Garcia, F. M. P. (2023). Pare, escute e olhe: Estação ferroviária de Sendim Arquitetura Popular: Uma bitola para a construção de um lagar de azeite em Trás-os-Montes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/30148
Palavras-chave: Arquitetura -- Architecture
Popular
Lagar
Trás-os-Montes
Popular
Mill
Azeite -- Olive oil
Transporte ferroviário -- Railroad transport
Resumo: O presente trabalho visa a valorização territorial dos concelhos adjacentes à antiga linha do Sabor - região de Trás-os-Montes e Alto Douro, distrito de Bragança. Esta linha, outrora essencial para a vida sócio-económica das regiões mencionadas, encontra-se hoje encerrada e transformada numa ecopista percorrível. O estudo assenta no reconhecimento da importância da linha, dando às antigas estações, agora em ruína, uma nova função de albergaria com a criação, se necessário, de programas complementares. A estação de Sendim, contrariamente às restantes, já se encontrava reabilitada e na vila já existiam vários programas de estadia, havendo assim, a necessidade de seguir o programa complementar, tornando-se desta forma o principal. Utilizou-se a localização da antiga estação ferroviária de Sendim para elaborar um lagar cooperativo de azeite, útil à comunidade que demonstra tradição na olivicultura e tem, atualmente, poucas condições para que exista um desenvolvimento nesta área, englobando assim toda a população das freguesias de Miranda do Douro, beneficiando com um elemento de maior escala. A investigação realizada assenta no estudo da Arquitetura Popular, que desde os primórdios expressa uma identidade singular tanto na sua forma construtiva como no seu processo conceptual, diferente de região para região. Assim, a arquitetura popular foi utilizada como referência à construção do Lagar. Será ainda analisado o processo evolutivo das construções dos lagares de azeite.
The aim of this work is to enhance the territorial value of the municipalities adjacent to the old Sabor line - in the region of Trás-os-Montes and Alto Douro, in the district of Bragança. This line, once essential to the socio-economic life of the regions mentioned, is now closed and has been transformed into a walkable ecotrail. The study is based on recognizing the importance of the line, giving the old stations, now in ruins, a new function as a hostel with the creation, if necessary, of complementary programs. Sendim station, unlike the others, had already been rehabilitated and there were already several stay programs in the town, so there was a need to follow the complementary program, making it the main one. The location of Sendim's old railway station was used to build a cooperative olive oil mill, useful for the community that has a tradition in olive growing and currently has few conditions for development in this area, thus encompassing the entire population of Miranda do Douro's parishes, benefiting from a larger-scale element. The research carried out is based on the study of Popular Architecture, which from the beginning has expressed a unique identity both in its constructive form and in its conceptual process, which differs from region to region. Popular architecture was therefore used as a reference for the construction of the Lagar. The evolutionary process of olive oil mill construction will also be analyzed.
Designação do Departamento: Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Designação do grau: Mestrado e~Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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