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http://hdl.handle.net/10071/2985
Autoria: | Noa, Francisco |
Data: | 2011 |
Título próprio: | Ensino superior em Moçambique - Políticas, formação de quadros e construção da cidadania |
ISBN: | 978-972-8335-20-5 |
Palavras-chave: | Moçambique Políticas Ensino superior Cidadania |
Resumo: | Reflectir sobre o ensino implica necessariamente rastrear um ideal de cidadania. Este artigo incide sobre o caso concreto de Moçambique, onde o projecto do ensino superior acaba por estar intrinsecamente ligado ao projecto de construção da própria nação, em que as particularidades inerentes a este subsistema educativo acabam por traduzir, de forma sensível, por um lado, a visão que está subjacente ao processo de formação dos quadros que devem fazer a diferença no mercado de trabalho e no desenvolvimento da sociedade moçambicana, em geral. Por outro lado, pela dependência recorrente que todo o sistema de ensino superior apresenta em relação ao apoio externo, à imagem, afinal, do próprio país, é possível perceber as oscilações de percurso e de maior ou menor capacidade de resposta àqueles que são os grandes desafios que se colocam para a construção de uma cidadania activa e consequente, propulsora de um progresso real e auto-sustentado. |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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