Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29743
Autoria: Tomás, Patrícia Isabel Carvalho
Orientação: Álvares, Cláudia
Data: 17-Nov-2023
Título próprio: A existência de redes sociais online locais na relação com o consumidor: Um estudo de caso da Decathlon Portugal
Referência bibliográfica: Tomás, P. I. C. (2023). A existência de redes sociais online locais na relação com o consumidor: Um estudo de caso da Decathlon Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29743
Palavras-chave: Redes sociais online
Identidades online locais
Instagram
Marca
Conteúdos digitais
Local social media
Local online identities
Brand
Digital content
Resumo: Este trabalho de projeto tem como mote explorar a existência de redes sociais online locais, recorrendo ao estudo de caso da marca Decathlon. O tema surge devido ao papel de proximidade que as redes sociais desempenham junto aos consumidores e empresas. Desde 2014 que a Decathlon lançou as suas páginas locais, onde cada insígnia está presente, associada a uma determinada localidade. O foco será a análise da perceção dos utilizadores face à existência destas páginas no Instagram e perceber se este investimento é benéfico para a relação da empresa com o seu consumidor. A revisão de literatura baseia-se no estudo da existência de perfis online no olhar das marcas e no tipo de conteúdo que estas produzem, explorando a diferença entre conteúdos comerciais e relacionais, abordando conceitos como capital e responsabilidade social. Será estudado o sentimento de comunidade e elo emocional criado na produção de conteúdos, onde existe uma dinâmica de proximidade. O plano de investigação é de caráter misto. Esta metodologia prevê um inquérito por questionário online sobre a perceção do utilizador face à existência online local da Decathlon Portugal, averiguando-se se este segue a página e se está familiarizado com os objetivos e pertinência de conteúdos. O estudo permite concluir que as redes locais da marca não têm notoriedade suficiente para o propósito inicial para o qual foram criadas. Este ano (2023), a Decathlon Portugal iniciou um processo de centralização, desativando as páginas da região centro e norte, concluindo que a sua manutenção não se tem mostrado proveitosa.
This project aims to explore the existence of local online social networks, using the case study of the Decathlon brand. The topic arises from the proximity role that social networks play with consumers and companies. Since 2014, Decathlon has launched its local pages, where each brand is associated with a particular locality. The focus will be on analysing users' perceptions of the existence of these Instagram pages and whether this investment is beneficial to the company's relationship with its consumers. The literature review will be based on the study of the existence of online profiles in the perspective of brands and the type of content they produce, exploring the difference between commercial and relational content, addressing concepts such as capital and social responsibility. The sense of community and emotional bond created in the production of content will be studied, where there is a dynamic of proximity to the surrounding community. The research plan is of a mixed nature. This methodology includes an online questionnaire survey on users’ perception of Decathlon Portugal’s local online existence, seeking to assess whether they follow the page and whether they are familiar with the objectives and relevance of the content. The study concludes that there is insufficient awareness of the initial purpose for which the brand’s local networks were created. This year (2023), Decathlon Portugal began a process of centralization, deactivating the pages of the central and northern regions, concluding that maintaining them has not proved fruitful.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Novos Media
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_patricia_carvalho_tomas.pdf
  Restricted Access
1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.