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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁlvares, Cláudia-
dc.contributor.authorTomás, Patrícia Isabel Carvalho-
dc.date.accessioned2023-11-24T10:59:17Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.citationTomás, P. I. C. (2023). A existência de redes sociais online locais na relação com o consumidor: Um estudo de caso da Decathlon Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29743por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/29743-
dc.description.abstractEste trabalho de projeto tem como mote explorar a existência de redes sociais online locais, recorrendo ao estudo de caso da marca Decathlon. O tema surge devido ao papel de proximidade que as redes sociais desempenham junto aos consumidores e empresas. Desde 2014 que a Decathlon lançou as suas páginas locais, onde cada insígnia está presente, associada a uma determinada localidade. O foco será a análise da perceção dos utilizadores face à existência destas páginas no Instagram e perceber se este investimento é benéfico para a relação da empresa com o seu consumidor. A revisão de literatura baseia-se no estudo da existência de perfis online no olhar das marcas e no tipo de conteúdo que estas produzem, explorando a diferença entre conteúdos comerciais e relacionais, abordando conceitos como capital e responsabilidade social. Será estudado o sentimento de comunidade e elo emocional criado na produção de conteúdos, onde existe uma dinâmica de proximidade. O plano de investigação é de caráter misto. Esta metodologia prevê um inquérito por questionário online sobre a perceção do utilizador face à existência online local da Decathlon Portugal, averiguando-se se este segue a página e se está familiarizado com os objetivos e pertinência de conteúdos. O estudo permite concluir que as redes locais da marca não têm notoriedade suficiente para o propósito inicial para o qual foram criadas. Este ano (2023), a Decathlon Portugal iniciou um processo de centralização, desativando as páginas da região centro e norte, concluindo que a sua manutenção não se tem mostrado proveitosa.por
dc.description.abstractThis project aims to explore the existence of local online social networks, using the case study of the Decathlon brand. The topic arises from the proximity role that social networks play with consumers and companies. Since 2014, Decathlon has launched its local pages, where each brand is associated with a particular locality. The focus will be on analysing users' perceptions of the existence of these Instagram pages and whether this investment is beneficial to the company's relationship with its consumers. The literature review will be based on the study of the existence of online profiles in the perspective of brands and the type of content they produce, exploring the difference between commercial and relational content, addressing concepts such as capital and social responsibility. The sense of community and emotional bond created in the production of content will be studied, where there is a dynamic of proximity to the surrounding community. The research plan is of a mixed nature. This methodology includes an online questionnaire survey on users’ perception of Decathlon Portugal’s local online existence, seeking to assess whether they follow the page and whether they are familiar with the objectives and relevance of the content. The study concludes that there is insufficient awareness of the initial purpose for which the brand’s local networks were created. This year (2023), Decathlon Portugal began a process of centralization, deactivating the pages of the central and northern regions, concluding that maintaining them has not proved fruitful.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectIdentidades online locaispor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectConteúdos digitaispor
dc.subjectLocal social mediapor
dc.subjectLocal online identitiespor
dc.subjectBrandpor
dc.subjectDigital contentpor
dc.titleA existência de redes sociais online locais na relação com o consumidor: Um estudo de caso da Decathlon Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203390849por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Novos Mediapor
dc.date.embargo2024-11-16-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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