Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29709
Autoria: Lopes da Costa, R.
António, N.
Pereira, J. P.
Borges, J.
Editor: Helena Isabel Barroso Saraiva
Vítor Manuel de Sousa Gabriel
Data: 2018
Título próprio: Os modelos de liderança no contexto da gamificação: Estudo de caso
Título e volume do livro: Proceedings of XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica - Interioridade e Competitividade: Desafios Globais da Gestão
Título do evento: XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica. Interioridade e competitividade
Referência bibliográfica: Lopes da Costa, R.. António, N., Pereira, J. P., & Borges, J. (2018). Os modelos de liderança no contexto da gamificação: Estudo de caso. Em H. I. B. Saraiva, & V. M. S. Gabriel (Eds.). Proceedings of XXVIII Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica - Interioridade e Competitividade: Desafios Globais da Gestão. Instituto Politécnico da Guarda. http://hdl.handle.net/10071/29709
ISBN: 978-972-8681-72-2
Palavras-chave: Liderança
Modelos
Gamificação -- Gamification
Jogos de gestão
Aprendizagem organizacional -- Organizational learning
Resumo: Os líderes e a temática da liderança assumem neste pressuposto um papel crucial, sendo por isso importante estudar esta temática do ponto de estudos disruptivos que assumam a ligação deste contexto com outras áreas do domínio empresarial. A presente investigação pretende relacionar duas variáveis de estudo, os modelos de liderança e o seu enquadramento no âmbito de um simulador de gestão, e a forma como a temática da aprendizagem organizacional enquadrada à luz do domínio da gamificação, pode resultar numa ferramenta crucial de aprendizagem. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento desta temática de três formas distintas, numa primeira vertente, relacionar os resultados obtidos pelos jogadores (amostra) com o estilo de liderança adotado pelos mesmos na condução da gestão de uma empresa no espaço de um ano civil, numa segunda vertente, perceber como o estilo de gestão vai e pode afetar os resultados finais do jogo e numa terceira vertente, perceber se um estilo de liderança mais diretivo será o mais representativo no decorrer do referido jogo. A amostra avaliada é de 92 jogadores. Os resultados obtidos sugerem uma maior incidência de tomadas de decisão no âmbito do modelo dos traços.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BRU-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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