Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29634
Autoria: Carrilho, Hugo Miguel Castelo Henriques Antunes
Orientação: Nascimento, Generosa Gonçalves do
Data: 7-Nov-2023
Título próprio: Recuperação de aprendizagens: Modelo estratégico de gestão numa escola pública
Referência bibliográfica: Carrilho, H. M. C. H. A. (2023). Recuperação de aprendizagens: Modelo estratégico de gestão numa escola pública [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29634
Palavras-chave: Recuperação de aprendizagens
Estratégias
Balanced Scorecard --
Ensino público
Learning recovery
Strategy
Public education
Resumo: A recuperação de aprendizagens e o desenvolvimento de um instrumento da gestão estratégica no Agrupamento de Escolas de Caneças, são os objetos centrais do estudo desenvolvido para a consecução deste trabalho de projeto. Pretende-se a clarificação de papéis dos vários atores envolvidos no processo de aprendizagem e recuperação de aprendizagens, bem como uma efetiva articulação e integração das ações com o projeto educativo do agrupamento, sob alçada de um sistema de feedback e aprendizagem na gestão estratégica da organização. Este projeto resulta da procura por maiores índices de sucesso e melhoria de resultados escolares dos alunos, visando através de um processo de recuperação de aprendizagens dinâmico e adaptado às necessidades individuais dos alunos, impedir a acumulação de insucesso e um clima de desconexão com a escola, mantendo os alunos tal como a designação do projeto, “Sempre ON”. Neste trabalho foram desenvolvidos instrumentos de suporte, nomeadamente um Balanced Scorecard e um modelo de implementação do processo de recuperação de aprendizagens como parte integrante do projeto “Sempre ON”.
The central objectives of this research project are the recovery of learning and the development of a strategic management tool within the Caneças School Cluster. The aim of this project is to clarify the roles of the various stakeholders involved in the learning and learning recovery process. Additionally, it seeks to ensure effective coordination and integration of actions with the cluster's educational project, which fall under the responsibility of a feedback and learning system integrated into the organization's strategic management. This project stems from the pursuit of higher success rates and improved academic outcomes for students. Through a dynamic learning recovery process, which is individually tailored to the student’s needs, the project seeks to prevent the accumulation of failure and a sense of disconnection with the school, keeping students, as the project name suggests, "Always ON."
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_hugo_antunes_carrilho.pdf2,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.