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http://hdl.handle.net/10071/29605
Autoria: | Chen Liang |
Orientação: | Grilo, Teresa Sofia |
Data: | 24-Out-2023 |
Título próprio: | Measuring satisfaction with basic medical insurance in China |
Referência bibliográfica: | Liang, C. (2023). Measuring satisfaction with basic medical insurance in China [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29605 |
Palavras-chave: | CCSI Medical insurance Satisfaction CFA analysis SEM analysis Seguro de saúde -- Health insurance Pesquisa de satisfação Análise de CFA Análise de SEM |
Resumo: | The medical insurance system is an extremely important item for global populations, representing a
hot topic of discussion in every country.
In recent years, China attaches greater importance to the health of people, and came up with
the slogan of building a healthy China. A series of medical insurance reforms were in place, showing
the country’s concern about healthcare issues. Consequently, some problems have also been
exposed in this process, and some of those problems end up by causing a dissatisfaction from the
point of view of basic medical insurance users. This study is thus proposed to evaluate resident’s
satisfaction related to basic medical insurance in China, specifically in two Chinese provinces
(Guangdong and Shanxi), and present some proposals on how to overcome the identified causes of
dissatisfaction. A mixed-methodology is proposed for that purpose, where semi-structured
interviews and a survey are performed. The survey used to measure the satisfaction with medical
insurance results from an adjustment of the CCSI satisfaction model, which is a CSI model created by
Tsinghua University and used to test industry satisfaction in China.
Finally, through the investigation, this study finds that service quality is the main factor affecting
people's satisfaction. Although the satisfaction of Guangdong Province and Shanxi Province is lower
in these two dimensions, the satisfaction of Guangdong province is also significantly higher than that
of Shanxi Province. Os seguros de saúde são extremamente importantes para as populações em todo o mundo, representando um tema sob grande discussão em muitos países. Nos últimos anos, a China tem vindo a atribuir maior importância à saúde das pessoas e surge com o slogan de construir uma China saudável. Foram colocadas em vigor uma série de reformas de saúde, mostrando a preocupação do país com essas questões. É claro que alguns problemas também foram expostos nesse processo, problemas esses causadores de insatisfação do ponto de vista dos utilizadores dos planos de saúde. Este estudo propõe-se, assim, avaliar a satisfação dos residentes em relação ao seguro médico básico na China, especificamente em duas províncias chinesas (Guangdong e Shanxi), apresentando de seguida propostas sobre como superar as causas de insatisfação identificadas. Nesse sentido, propõe-se uma metodologia mista, na qual são realizadas entrevistas semiestruturadas e um questionário. A pesquisa utilizada para medir a satisfação com o seguro de saúde básico resulta de um ajuste do modelo de satisfação CCSI, que é um modelo CSI criado pela Universidade de Tsinghua e usado para testar a satisfação da indústria na China. Finalmente, por meio da investigação, este estudo constatou que a qualidade dos serviços é o principal fator que afeta a satisfação das pessoas. Embora a satisfação da província de Guangdong e da província de Shanxi seja menor nessas duas dimensões, a satisfação da província de Guangdong também é significativamente maior do que a da província de Shanxi. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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