Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/29493
Autoria: Silva, Miguel Cortês da
Orientação: Jerónimo, Carlos Hernandez
Data: 17-Out-2023
Título próprio: Desafios da banca no metaverso
Referência bibliográfica: Silva, M. C. da (2023). Desafios da banca no metaverso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/29493
Palavras-chave: Metaverso
Banca -- Banking
Realidade aumentada
Realidade virtual -- Virtual reality
Blockchain
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Segurança -- Security
Regulamentação -- Regulation
Metaverse
Augmented reality
Resumo: O metaverso só recentemente tem vindo a ser estudado. Embora não seja um conceito novo, ainda é apenas uma experiência 3D, que diferentes autores acreditam que será uma alavanca de transformação e conversão de conceitos tradicionais. Na revisão da literatura diferentes investigadores procuram explicar como e onde vamos aceder, cientes de que a mediatização será o mais importante catalisador, a par com a confiança e a usabilidade. Na banca, as parcerias já são um modelo de implementação e começam já a existir aprendizagens, podendo a curto prazo, surgir os indicadores que irão comprovar o metaverso como uma realidade virtual que se vai converter num instrumento do dia-a-dia. Esta investigação pretende compreender como a banca, para manter a liderança, tem de antecipar as principais mudanças e de que forma os consumidores e os bancos se vão encontrar no metaverso. Através deste estudo, que contou com a participação de especialistas e stakeholders da banca, constata-se a existência de conhecimento sobre o metaverso, que é associado a marcas nacionais e pode ser um canal de comunicação desde que se confirmem na prática ganhos para os utilizadores. Riscos como a segurança e a desumanização confirmam-se, mas são demonstradas evidências de que o metaverso está a ser uma aposta e pode vingar.
The metaverse has only recently been studied. Although it's not a new concept, it's just a 3D experiment, which different authors believe will be a lever for transforming and converting traditional concepts. In the literature review, different researchers try to explain how and where we will access it, aware that mediatization will be the most important driver, along with trust and usability. In banking, partnerships are already an implementation model and lessons are already being learned. In the short term, indicators may emerge to prove that the metaverse is a virtual reality that will become an everyday tool. This research aims to understand how banks, to maintain their leadership, must anticipate the main changes and how consumers and banks will meet in the metaverse. This study, which involved experts and stakeholders from the banking sector, shows that there is a lot of knowledge about the metaverse, which is associated with national brands and can be a communication channel if the gains for users are confirmed in practice. Risks such as security and dehumanization are confirmed, but there is evidence that the metaverse is a bet and can succeed.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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